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Saiba como ter uma barriga sarada sem abdominais

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Na realidade, embora manter atividades físicas regulares seja importante para o corpo, o caminho para conquistar uma barriga sexy passa mais por uma alimentação saudável do que por esse tipo de exercício que na prática, ajuda muito pouco a atingir o objetivo desejado.

O sonho de conseguir uma barriga sexy geralmente acaba com o pesadelo dos exercícios abdominais, considerados abomináveis por boa parte das pessoas. Porém, eles podem ser dispensados na busca por um abdome bem definido.

A ingestão de alimentos com excesso de gorduras saturadas, carboidratos simples e sal tem como resultado praticamente imediato o acúmulo de gordura justamente na região abdominal. Ou seja, aqueles pneus que se formam, vão crescendo ao longo do tempo e ficam cada vez mais difíceis de serem mandados embora.

Veja a seguir algumas dicas de alimentação, modo de vida e exercícios, sem levar em conta as abdominais, que podem ajudar na conquista de uma barriguinha de dar inveja:

1 – Busque alimentos ricos em fibras que cortam a gordura da barriga

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Coloque em sua dieta alimentos que sejam ricos em fibras solúveis. Elas estão presentes nos vegetais, frutas e feijão. Estudo realizado pelo Wake Forest Baptist Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a cada 10 gramas de aumento na ingestão diária de fibras solúveis, houve uma redução de 3,7% da gordura visceral (que se acumula na região abdominal). Duas maçãs pequenas, uma xícara de vagem ou meia xícara de feijão é suficiente para obter a quantidade desejada de fibras.

Evite, no entanto, algumas verduras e legumes. Couve-flor, couve-manteiga, repolho, brócolis e couve-de-bruxelas podem provocar gases aumentando o volume abdominal. Grãos como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja devem ficar de molho na véspera do preparo. Eles devem ser lavados em água corrente no dia que forem para panela. O cozimento deve ser feito em água nova.

Além de cortar a barriga, que é um benefício estético, a alimentação também oferece um ganho para a saúde uma vez que a diminuição da gordura visceral reduz as chances de desenvolvimento de males como hipertensão arterial e problemas hepáticos.

2- Beba muita água

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O consumo de água é essencial para hidratar o organismo, mas ele faz muito mas que isso. Auxilia na eliminação de toxinas e diminui o inchaço abdominal. Por isso, mesmo que não se esteja com sede, é importante consumir cerca de dois litros de água diariamente.

Para conseguir cumprir essa meta, por vezes é preciso recorrer a um truque e ter sempre uma garrafinha de água por perto e ir tomando pequenos goles ao longo do dia.

3- Mais refeições em menor quantidade

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Evite concentrar suas refeições. Coma um maior número de vezes ao longo do dia, mas em menor quantidade. Outra coisa importante é mastigar bem os alimentos. Quanto mais macios eles chegarem ao intestino, mais fácil será o processo de disgestão. O ideal é fazer pequenas refeições a cada duas ou três horas.

4- O bom e mal dos alimentos

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Além dos alimentos ricos em fibras solúveis, há alguns outros alimentos que ajudam na luta para adquirir e conservar um abdome sexy. Entre eles estão o azeite de oliva extra virgem, que tem gorduras boas, o abacate, a castanha do pará, as amêndoas e o óleo de coco. Porém, são alimentos calóricos. Logo, podem ser consumidos até diariamente, mas com moderação.

Outros alimentos entram na lista dos que devem ser evitados ao máximo, pois podem aumentar os obstáculos no caminho para a conquista da barriga tanquinho. São aqueles que contêm cairboidratos simples, como o arroz branco, pão, massas, doces, farrinhas brancas, por exemplo. Também entram na relação de inimigos o sal em excesso, que provoca retenção de líquido, alimentos gordurosos, queijos amarelos, açúcares, bebidas com gás e alcoólicas.

5- Acompanhamentos

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É preciso ter muito cuidado com os acompanhamentos. É altamente saudável comer frutas. Mas de nada adianta fazer uma pequena refeição de morangos acompanhados por creme de leite, leite condensado ou açúcar.

O mesmo acontece em relação às carnes. Ao selecionar um corte de carne de boi, escolha um pedaço sem gordura aparente. Pegue peixe ou frango sem pele. Na hora do preparo, prefira os grelhado aos fritos. Evite os molhos, que geralmente são muito calóricos.

6- Atividades físicas

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As abomináveis abdominais podem ser descartadas, mas nunca as atividades físicas. Elas são fundamentais não apenas para conseguir um abdome sexy, mas também para o próprio estado de saúde. Para definir o abdome é preciso gastar calorias com atividades que trabalhem todo o corpo.

É importante que isso seja feito com frequência. Ao menos três vezes por semana. Quem tem dificuldade com manter a disciplina por conta própria deve procurar o auxílio de uma academia. Equipamentos como esteira, bicicleta ou elíptica podem ajudar. Exercícios que aumentam o ritmo cardiovascular como ginástica com bambolê, polichinelos ou mesmo atividades como aulas de dança também são recomendadas.

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