Início / Casa & Decoração / Como utilizar mármores na decoração

Como utilizar mármores na decoração

Profissionais dão dicas de como empregar as pedras naturais em diferentes ambientes.

O mármore é dos acabamentos mais utilizados nos projetos de interiores, principalmente por trazer em seu conceito a sensação de sofisticação, luxo e requinte. Versátil, a pedra pode revestir diferentes estilos de ambientes, compondo com extrema beleza e bom gosto desde os espaços modernos aos mais clássicos.

Como o mármore carrega uma imponência bruta – sendo na maioria das vezes o grande destaque dos espaços -, saber empregá-lo no projeto é fundamental, para não quebrar a harmonia geral do décor, correndo o risco de conflitar outros elementos decorativos com a pedra.

Para auxiliar na escolha sobre onde e como aplicar os mármores, a diretora de relacionamento da Polo Mármores Thalyta Ingryt, e o arquiteto Marcelo Rosset dão algumas dicas de como adequar o produto natural à decoração.

Pias e bancadas

De acordo com Thalyta, os mármores são muito indicados para bancadas e pias esculpidas de banheiros e lavabos. Isto porque o contato da pedra com o calor contínuo deve ser evitado devido à alta porosidade da pedra, tornando-a menos resistente a temperaturas elevadas.

“Além disso, a multifuncionalidade do material permite que ele fique muito bem em conjunto com outros revestimentos, como madeira, papel de parede e cimento”, comenta.

Rosset destaca as características das tonalidades neutras, que combinam naturalmente com cores vibrantes, além de tornar o ambiente mais aconchegante. Um exemplo é o lavabo acima, onde foi utilizado o Crema Marfil que harmoniza com o papel de parede na cor roxa, trazendo ainda personalidade ao espaço.

Paredes e painéis verticais

Outro uso bastante comum das pedras são as áreas de menor contato direto com móveis e outros elementos, como paredes do chuveiro e painéis em espaços sociais – o que evita o surgimento de riscos e manchas no revestimento. Principalmente para banheiros, Rosset indica o uso do Branco Sivec, mármore muito requisitado em seus projetos. “Devido à tonalidade branca com sutis veias cinzas, o produto deixa o ambiente clean, com aspecto de limpeza e leveza, essenciais para estes tipos de ambientes”, comenta.

Pisos e móveis esculpidos

Um dos tipos de mármores mais utilizados no Brasil hoje – em diferentes ambientes e situações – é o atemporal Travertino Romano. A estética bruta e rústica da pedra encanta pela imponência elegante dos veios simétricos e ranhuras naturais. A coloração diferenciada e única torna o Travertino um verdadeiro coringa entre os revestimentos.

“Para preservar o desenho natural da pedra, o ideal é paginar pisos com grandes placas da pedra, o que permite adequá-lo ao tamanho do ambiente com piso em grandes formatos – uma tendência contemporânea”

… comenta Rosset. Na varanda acima, o Travertino também foi empregado na sofisticada lareira central.

Tampos de mobiliário

A pedra natural também é uma boa sugestão para tampos de grandes móveis, como mesas de jantar.

“A exuberância do mármore traz consigo a característica de valorizar os cômodos no qual está presente, e, quando inserido em um local cuidadosamente planejado para destacá-lo, pode tornar-se a grande estrela da decoração”

… sugere Ingryt.

No ambiente acima, a escolha foi pela forte personalidade do Calacata Machia Oro, uma das pedras que mais pede cuidado na hora da paginação em ambientes, já que os grandes veios – que oscilam entre o dourado e o cinza – podem sobrecarregar o décor geral do espaço.
O ideal é utilizá-lo de modo pontual e elegante, criando assim uma paginação sofisticada.

Polo Mármores
Tel.: (11) 3781-4288
Via |  Polo Mármores

Marcelo Rosset Arquitetura
Tel.: (11) 3258-5905
Via | Marcelo Rosset

 

Sobre A Redação

Veja Também

5 mansões extra luxuosas para alugar na Austrália

A Austrália é um dos países mais deslumbrantes do planeta. Com litoral de águas cristalinas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *