Início / Gourmet / Bebidas / 7 curiosidades que você deveria saber sobre a tequila

7 curiosidades que você deveria saber sobre a tequila

tequila

A celebração do Cinco de Mayo, típica festa mexicana, já passou, mas os motivos para beber tequila ainda são muitos. Ainda que este destilado continue sendo considerado de baixo valor e provocador de enxaquecas, as marcas premium são opções luxuosas que merecem alguns goles para degustação.

Os produtores de tequilas artesanais têm a missão de mudar a imagem da bebida. Ruven Aceves, diretor de marca da Herradura Tequila, uma das mais prestigiadas do México, admite que o maior problema da tequila é a própria bebida. “As marcas de qualidade competem diretamente com fabricantes que pegam atalhos durante a produção”.

Ele conta que muitos produtores usam ingredientes suspeitos além da agave-azul, planta usada como base do destilado, tudo para acelerar o processo.

A Herradura, por exemplo, só colhe a planta depois de sete anos, usa somente leveduras naturais para fazer a fermentação e finaliza a produção em barris de carvalho, um processo que leva mais de dois meses para ser concluído.


Veja na galeria abaixo algumas curiosidades sobre a bebida mais popular do México


tequila-1


1-
O destilado é mais velho que o rum e que o whisky. Fabricada pela primeira vez em 1521, a tequila foi a primeira bebida alcoólica das Américas.

tequila-2

2- Existem 136 tipos de agave, mas somente dez espécies da planta podem ser utilizadas na produção. Em 1902, uma mudança nas leis mexicanas obrigou os fabricantes a utilizarem somente a agave-azul para fazer a bebida.

tequila-3

3- Foi um botânico alemão, Dr. Albert Weber, que, depois de classificar todas as agaves, declarou que a azul era a melhor para a produção da tequila.

tequila-4

4- Tequila era o nome pelo qual os colonizadores chamavam os índios nativos da América e que, mais tarde, viria a batizar uma cidade do México.

tequila-5

5- As bebidas que não são 100% feitas de agave são chamadas de “mixto” e, de acordo com as leis mexicanas, podem apresentar até 49% de qualquer outro vegetal fermentável, como batata ou cana-de-açúcar.

tequila-6

6- A tequila não precisa ser fermentada com minhocas, como muitas pessoas acreditam. A prática começou como uma ferramenta de marketing e se espalhou pelo mundo.

tequila-7

7- Existem várias combinações culinárias para se fazer com tequila. Os apreciadores da bebida podem combinar, por exemplo, uma blanco com ceviche, uma reposado com o prato principal e uma anejo com a sobremesa.

Sobre A Redação

Veja Também

Diplomatico apresenta o icônico rum “Reserva Exclusiva”

Por ocasião das celebrações do final do ano, o Diplomatico Reserva Exclusiva é revelado em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *