Início / Lifestyle / Arte & Cultura / “Musée de la Romanité” assinado por arquiteta brasileira é inaugurado na França

“Musée de la Romanité” assinado por arquiteta brasileira é inaugurado na França

O projeto do “Musée de la Romanité”, vencedor de um concurso organizado pela prefeitura da cidade, é assinado pela arquiteta brasileira Elisabeth de Portzamparc, radicada na França desde 1969. Ela também é a responsável pela museografia, pelo interior e pelos mobiliários do prédio de 9.100 metros quadrados de área total.

O museu foi aberto oficialmente ao público no centro histórico da cidade de Nimes, na França. O espaço abrigará 25 mil peças, entre elas cinco mil do acervo fixo. O espaço de integração do museu conta ainda com um jardim arqueológico de 3.500 metros quadrados, projetado pelo paisagista Régis Guignard.

A proposta do prédio, construído no limite entre a cidade medieval e a moderna, é estabelecer um diálogo do projeto recém-inaugurado com a estrutura do entorno histórico, de arquitetura romana, como a Arena de Nimes, de 27 a.C, em frente ao local.

O Musée de la Romanité traz uma linguagem de leveza e contemporaneidade, sem deixar de lado a tradição romana do mosaico, com o uso de 7 mil lâminas de vidro serigrafado na fachada do prédio.

As exposições do Musée de la Romanité foram divididas em três grandes períodos históricos: gaulês (pré-romano), romano e medieval.

O acervo composto por fragmentos arquitetônicos, mosaicos, esculturas, cerâmicas, moedas, painéis e outros objetos recebem o reforço dos recursos museográficos propostos por Elisabeth: reconstituição digital, mapas, animações, linhas do tempo e realidade aumentada.

Para completar a experiência, o museu conta com jardim em um terraço que funciona como mirante para monumentos históricos da cidade.
Além de auditório, café e livraria, o espaço possui o restaurante La Table du 2, de cardápio assinado por Franck Putelar, duas estrelas no guia Michelin, pelo Le Parc, em Carcassonne.

Musée de la Romanité
Endereço: 16, Boulevard des Arènes, 30900
Nîmes, França
Horário: Dàs 10hs as 19hs
Telefone: +33 4 48 21 02 10

Agencia ELIZABETH DE PORTZAMPARC
38, Rue La Bruyère
75009 – Paris – França
Telefone: +33 1 53 63 32 32
Fax: +33 1 53 63 32 39

Via |  Musée de la Romanité  |  Elizabeth de Portzamparc  |

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

Onde os Bilionários Podem Estar na Véspera de Ano Novo?

A Véspera de Ano Novo está se aproximando rápido! É a marca de um novo …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *