Início / Motores / Aviação / Fabricante russo revela helicóptero mais barato do mundo

Fabricante russo revela helicóptero mais barato do mundo

helicoptero-afalina

Os designers russos estão prestes a realizar um sonho ao lançar um helicóptero acessível a todo o consumidor. O modelo AFALINA deverá custar cerca da metade do preço atualmente praticados pelo mercado e funcionando com combustível de automóvel. Sua produção oficial começa em 2016.

A Heli Whale, uma empresa da cidade siberiana de Kemerovo, revelou seu helicóptero exclusivo na exposição HeliRussia 2015, que teve lugar em Moscou, no final de maio (ver vídeo acima). Este helicóptero de dois lugares é chamado Afalina, a palavra russa para roaz, com casco que lembra a forma do corpo de um mamífero marinho.

Afalina foi concebido como um helicóptero polivalente capaz de realizar uma variedade de tarefas, incluindo a formação de pilotos, manutenção de gasodutos e linhas de energia, vigilância aérea, policiamento, transporte de pessoal, trabalho agrícola e vôos recreativos.

helicoptero-afalina-russo-1

Uma das principais características da máquina é o sistema Enigma personalizável, que permite ao piloto escolher seu layout de exibição do cockpit de centenas de dispositivos e funções.

O posicionamento de rotores coaxiais utilizadas no Afalina assegura que a aeronave é mais fácil de pilotar, mais silencioso e mais resistente as rajadas de ventos nas laterais. A Heli Whale disse que o novo sistema de controle patenteado de rotores coaxiais também fornece ao helicóptero uma alta velocidade de até 250 km/h na velocidade máxima. A aeronave que pesa 270 kg é capaz de transportar uma carga útil de 180 kg, afirmou a empresa.

O Helicóptero também pode ser reabastecido com combustível convencional para carros, com o consumo entre 12 e 16 litros (3-4 galões) por hora.

helicoptero-afalina-russo-3

helicoptero-afalina-russo-2

De acordo com a Heli Whale, o helicóptero vai custar US $ 120 mil, o que inclui sistemas de aquecimento e ventilação no cockpit.

“Hoje ninguém mais produz aeronaves desta classe. Uma aeronave de dois lugares como o ‘Robinson’, é mais pesado que o ‘Afalina’- é de fato uma máquina completamente diferente”, disse Jacov Kolesnikov, diretor-geral da Heli Whale Rússia e Índia.

“Os Robinsons americanos também são muito mais caros. Um helicóptero de dois lugares custa 300 mil dólares “, acrescentou.

O Afalina foi construído a partir do zero pelos designers russos e a Heli Whale irá produzir todas as peças em si, exceto o motor que é austríaco da empresa Rotax.

helicoptero-afalina-russo-4

“Estamos à procura de motores domésticos, e se houver um motor russo de qualidade, talvez poderemos adaptá-lo”, disse Kolesnikov.
A empresa diz que sua unidade de produção em Kemerovo será capaz de construir entre 10 a 15 helicópteros por ano.
Eles serão fornecidos aos clientes como kit-sets para auto-montagem, a fim de manter o preço baixo, disse o desenvolvedor.

Além da Rússia, a Heli Whale está planejando se envolver nos mercados dos Estados Unidos, da Austrália e da UE, dizendo que já tem encomendas do Afalina do exterior.

Via |  Heli Whale

Sobre A Redação

Veja Também

Ducati Panigale V4 é de tirar o fôlego!

Com a Ducati Panigale V4, o fabricante de Bolonha acaba de projetar uma máquina com …

5 comentários

  1. Oba! Já posso comprar o meu… Quero dizer, com o dólar a quase 4 reais, fica R$ 350.000,00. É… ainda não chegou a hora de buscar as minas de helicóptero.

  2. Richardison Bezerra Almeida

    É. Muito barato e bastante acessível.

  3. HILARIO PANDOLFI

    TENHO INTERESSE, COMO ADQUIRIR UM AQUI NO BRASIL ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *