Início / Motores / Iate futurista “Tuhura” da Oceanco teve como base uma canoa

Iate futurista “Tuhura” da Oceanco teve como base uma canoa

O iate Tuhura e o mais recente projeto de 377 pés do estaleiro Oceanco Yacht. 

O exterior criado pela Lobanov Design Studio modelou o iate com base em uma canoa que os polinésios usaram para atravessar milhares de quilômetros do Oceano Pacífico. Tuhura é uma palavra que significa explorar, descobrir ou trazer à luz.

O projeto da Oceanco Yachts foi revelado na semana passada no Dubai International Boat Show (DIBS) por sua Excelência Saeed Hareb, secretário-geral do Dubai Sports Council e presidente do Dubai International Marine Club.

Igor Lobanov, designer do Oceanco, que recentemente lançou o Jubileu de 361 pés e Amore Vero de 280 pés, adota uma nova tomada em todos os seus projetos.

“Nosso iate Tuhura é uma ideia simples”, diz Igor  “O pensamento era ter uma forma natural semelhante àqueles vistos nas primeiras embarcações do tipo canoa e ampliá-lo em multi-forma para uma escala maior, usando tecnologia moderna.

Ele ainda acrescentou:

“A forma primária de Tuhura foi projetado para evocar uma sensação de exploração”

O arquiteto italiano Achille Salvagni, cujos projetos recentes incluem o iate Aurora de 161 pés e Numptia de 230 pés (ambos construídos por Rossinavi) também usaram a Ásia Oriental e as ilhas do Pacífico como a inspiração para o interior deste belíssimo iate Tuhura. Assim como o estúdio Lobanov, Achille é conhecido por sair dos parâmetros tradicionais do design do iate e criar interiores convincentes e não convencionais, muitas vezes definidos por suas curvas suaves e decoração lunática.

Achille Salvagni pensa no interior como um “habitat de teca escovado” – nos pisos, paredes e teto – que também inclui revelações finas em bronze gunmetal e bronze natural, bem como pisos de tatami.

“Tuhura é um mega-iate concebido para um proprietário dinâmico. No entanto, a sensação intemporal de paz e tranquilidade são as principais características “, diz Achille. “Essa suavidade e dinâmica se refletem na humilde elegância e sensualidade das formas orgânicas primitivas ecoadas”

A Oceanco também projetou novas tecnologias para a forma de idade da pedra de Tuhura. O iate tem várias janelas horizontais em todo o casco, empregando uma nova tecnologia de vidro que consiste em uma série de pontos. Esta tecnologia cria uma visão que se olha para o exterior completamente transparente, mas qualquer pessoa que olha o barco do lado de fora não poderia dizer se há vidros no casco, pois as cores são idênticas.

A superestrutura superior também é composta de painéis de vidro planos que lhe conferem uma aparência perfeita. Tuhura também empurrará a ideia do “barco inteligente” para um passo no futuro. Em vez dos controles típicos do iPad para os proprietários e convidados, o sistema de TI do iate irá descobrir as preferências dos clientes para itens como música e temperatura ambiente e ajustar automaticamente o super iate na água.

O design de Tuhura pode ser dimensionado de 262 a 394 pés, dependendo das necessidades de um futuro proprietário.

O BMT Nigel Gee, empresa do Reino Unido responsável pela arquitetura naval de Tuhura, diz que o formato do casco é naturalmente eficiente por causa da simplicidade da forma da canoa.

“Tem uma baixa resistência geral, um bom arranque e uma excelente manobrabilidade”, diz James Roy, diretor de design de iates da BMT. A empresa do Reino Unido decidiu em um sistema de propulsão híbrido contra-rotante Azipod para Tuhura, um eficiente sistema de última geração atualmente usado em grandes embarcações comerciais.

“Existe uma sinergia entre a eficiência da forma do casco da canoa e a do sistema de propulsão, levando a um iate que se casa com um casco evolutivo simples com um sistema de propulsão avançado evolutivo”

… disse Roy.

O super iate Tuhura terá uma velocidade máxima de 18 nós.

Via  |  Oceanco Yacht

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

Azimut Yachts fará exposição artística e mostra de iates no JK Iguatemi

Maior fabricante de iates de luxo de mundo confirma presença na mostra Italica. Evento será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *