Início / Motores / Aviação / Novo avião de caça da FAB quebra barreira do som

Novo avião de caça da FAB quebra barreira do som

Novo avião de caça da FAB mantém velocidade supersônica durante testes em voo na Europa

O novo caça da Força Aérea Brasileira “Gripen E” quebrou a barreira do som pela primeira vez após seu voo inaugural que aconteceu a 3 meses atrás. Durante os ensaios de voo na Europa, o avião sustentou uma velocidade supersônica por vários minutos.

Os testes tinham como objetivo validar a performance e a manobrabilidade da aeronave em velocidades supersônicas durante a realização de diversas manobras. O protótipo manteve voo acima de Mach 1 por diversos minutos sobre o Mar Báltico.

Escolhido pela FAB para reequipar a aviação de caça nacional, o programa Gripen NG, que inclui os modelos Gripen E e Gripen F, conta com ampla parceria da indústria aeronáutica brasileira, incluindo a Embraer.

O acordo prevê que parte dos aviões sejam montados no Brasil, na unidade da Saab que será construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, enquanto a montagem final ocorrerá na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, onde também será produzido o KC-390.

O primeiro modelo destinado ao Brasil deve realizar seu primeiro voo em 2019. O protótipo, que decolou pela primeira vez em 15 de junho, soma agora pouco mais de 20 horas de voo.

Sobre A Redação

Veja Também

Project Speed, um super iate de 93 metros de aspecto futurista

A velocidade do projeto pode ser o brinquedo de todos os milionários. Numa visão de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *