Início / Negócios / 6 maneiras de se promover no trabalho

6 maneiras de se promover no trabalho

O grande fator de engajamento dos funcionários de uma empresa hoje é a possibilidade de crescimento. Justamente por isso, as organizações têm buscado cada vez mais criar planos de carreiras consistentes, que satisfaçam e retenham os seus funcionários.

O profissional que busca ser elegível para ocupar uma posição superior não deve se limitar a conhecer apenas a tarefa específica pela qual é responsável ou o seu setor. Apesar de ser desejável que a pessoa seja especializada em pelo menos um ramo do negócio, um conhecimento de todo o processo da empresa aumenta as chances de uma promoção, inclusive para ocupar cargos em outras áreas.

Muitas pessoas não percebem o quanto a timidez pode prejudicar sua carreira.Uma pequena dose de autopromoção é sempre bem-vinda e não é preciso ser cara de pau para conseguir expor as conquistas.

Veja na galeria de fotos 6 maneiras de se promover no trabalho de maneira honesta e natural.

1- Mantenha um documento no computador com todas suas conquistas anotadas e não se esqueça de manter seu currículo atualizado. Inclua fatos quantificáveis e reais, como ter conseguido aumentar as vendas em 10% ou mantido a empresa fora do vermelho. Assim, quando tiver a oportunidade certa para se promover, saberá as melhores qualidades para destacar.

2- Se seu chefe ou outro colega lhe fizer uma pergunta genérica, como “Como vai aquele grande projeto?”, use a oportunidade para falar do caso em forma de narrativa, com começo, meio e fim. Acrescente alguns momentos de drama, como problemas que você teve de superar, e mantenha a conversa interessante. Ao fazer isso, você irá criar uma história que todos irão lembrar. Apenas não exagere na narrativa e nunca se esqueça de citar as pessoas que o ajudaram.

3- Pode parecer contraprodutivo, mas tratar os outros da forma que gostaria de ser tratado funciona muito bem na hora de crescer dentro da empresa. Essa ajuda pode ser simplesmente ouvir seu colega durante um momento difícil de algum projeto ou apresentar uma conexão estratégica para alguém que você acabou de conhecer em um evento. Quando você interrompe o que faz para oferecer uma mão amiga, cria a reputação de ser generoso e um profissional de contatos. As pessoas se lembram disso no futuro.

4- Após aprender como impressionar uma audiência com suas histórias de sucesso, é importante manter seus colegas on-line atualizados. O LinkedIn é o lugar perfeito para isso. Adicione exemplos de projetos que já completou, apresentações em PowerPoint ou fotos que mostrem um pouco de seu trabalho.

5- Se você precisa trabalhar com funcionários de outros departamentos em seu emprego, é essencial cultivar estes relacionamentos – eles lhe dão outra visão da empresa, além de conhecimentos e informações que você não tem acesso no dia a dia. Marque encontro regulares com esses colegas para garantir que os projetos estão caminhando bem.

6- Você quebrou um recorde de vendas? Ou contratou o funcionário do ano? Ou melhorou os negócios de toda empresa? Quando quiser chamar a atenção para algo sensacional que tiver feito, pergunte ao seu chefe se é permitido destacar a participação de todos envolvidos no projeto. Um jantar com a equipe é uma ótima oportunidade para isso.

Sobre A Redação

Veja Também

Elle Brasil e seu primeiro livro Street Style

Em maio de 2018 a revista Elle Brasil vai celebrar seu aniversário de 30 anos …

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *