Início / Alto Luxo / Made in Brazil / “Joalheria no Brasil” é rico levantamento que engloba história, arte, mercado e ofício

“Joalheria no Brasil” é rico levantamento que engloba história, arte, mercado e ofício

Com vasta pesquisa, livro traça um panorama da arte de fazer joias, com o cuidado de mostrar o percurso do garimpo à peça pronta.

livro-joalheria-no-brasil

No dia 03 de outubro a Disal Editora lançará na no evento Minas Trend, em Belo Horizonte, a obra “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”. O título é uma verdadeira base de pesquisa sobre o significado das joias em um país como o nosso – rico em minérios, metais nobres e pedras preciosas – e as pessoas que transformam estes materiais em arte. Um panorama em forma de linha do tempo, com o cuidado de mostrar todo o percurso, do garimpo à peça pronta.

Este trabalho é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia. É direcionado a profissionais e estudantes em artes e joalheria, design, marketing e negócios, mercado de luxo, moda e consumo, e a todos que se interessam ou se dedicam a memória da cultura nacional.

São 288 páginas que falam do mercado, do ofício, da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, estruturadas de maneira a homenagear profissionais e artistas e a despertar o interesse das novas gerações.

“Reunir um material que ainda não foi coletado e organizado é como explorar um novo garimpo. É preciso procurar muito e em mais lugares. O maior desafio foi sintetizar tudo de forma a gerar algo conciso, compreensível, útil e agradável”

… explica Claudia Dayé.

O conteúdo é muito claro e didático, dividido em cinco grandes capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando joalheiros, marcas e regiões e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação da joia, que fala do processo artesanal, o surgimento das escolas, o aprimoramento de antigas técnicas e as novas tecnologias. Há um espaço dedicado à arte, design e moda e, por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.

“Nosso trabalho buscou fazer um panorama do setor em todo o Brasil, e o polo de Minas Gerais está muito presente no livro, devido à sua riqueza no segmento de gemas e joias, desde os primórdios, nas explorações de pedras preciosas, na sua evolução na arte da lapidação, ao desenvolvimento de uma indústria e de um comércio forte de ações pioneiras, resultando na produção de joias de vanguarda”

…  finaliza Claudia Dayé.

Serviço

Lançamento “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”
Data: 03/10 às 15h
Local: Minas Trend – Expo Minas – Belo Horizonte – MG
Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000

Sobre a DISAL Distribuidora

Há meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 300 editoras e mais de 300 mil títulos comercializados. Tem 19 filiais espalhadas pelo país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais visitando o site oficial.

Via | Disal

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

10 atletas mais bem pagos do mundo em 2018

Contratos milionários de televisão estão estabelecendo recordes para os atletas mais bem pagos do planeta. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *