Início / Turismo / Brasil / Florianópolis, a metrópole mais civilizada do País

Florianópolis, a metrópole mais civilizada do País

A Ilha da Magia. Assim é conhecida Florianópolis, a capital catarinense, que une agito com uma natureza exuberante ainda não explorada. São praias, dunas, mangues, fortes, palácios e uma grande infra-estrutura para receber turistas de todo o país.

A cidade, que tem uma das melhores qualidade de vida entre as capitais brasileiras, ocupa 423 km2 da Ilha de Santa Catarina e ainda mais uma área no continente.

Os fortes são um dos maiores atrativos da ilha e merecem uma visita, como o de Santa Cruz do Anhatomirim, o São José da Ponta Grossa, o Forte Santo Antônio, entre outros. Este último é um espetáculo à parte, já que fica localizado na Ilha de Ratones Grandes, que possui uma trilha de cerca de mil metros.

É uma ótima oportunidade para caminhar em meio a Mata Atlântica. Na maioria deles, você encontra bar, restaurante e serviço de guias.

As praias são belas e excelentes para a prática do surfe. Não é à toa que a cidade recebe várias competições nacionais e internacionais ao longo do ano.

Se você quer “viajar” na exuberante paisagem do litoral catarinense, não deixe de nadar nas águas de praias como Joaquina (foto acima), Campeche, Santinho, Moçambique e Brava. Os camarões, lagostas e ostras são um dos pratos típicos mais apreciados.

Há ainda diversas opções de esportes na ilha: mergulho, esqui aquático, surf, trekking, surf, paragliding e até surf na areia fazem a festa dos amantes da rotina saudável.

Com belas paisagens, é uma boa pedida aproveitar os 172 quilômetros de litoral para caminhar. Na região norte, as praias são mais tranquilas.
Já na região sul, a caminhada passa por morros cobertos pela Mata Atlântica e exige preparo físico.

Mas é bom guardar energia para aproveitar a noite em Florianópolis

A balada noturna é composta por ótimas opções de bares, restaurantes e boates, muitos deles com música ao vivo, de ótima qualidade.
Florianópolis chama a atenção pela quantidade de gente bonita nas ruas.

Box 32

Localizado no bloco esquerdo do Mercado Municipal, esse bar oferece petiscos tradicionais, como o bolinho de bacalhau e o pastel de camarão, além de deliciosas ostras frescas molhadas na champanha. Possui vasto cardápio de bebidas, com destaque para sua cachaça artesanal com aroma de gengibre.

A visita ao mercado pode ser especialmente agradável se você estiver à procura de utensílios rústicos para cozinha, artesanato, peixes frescos e produtos típicos, como mates, doces, azeites e conservas.  O Mercado Público Municipal fica no centro de Florianópolis – Tel: (48) 3225-8464.

Um Lugar Arte Bar Café

Há muitos restaurantes bons em Florianópolis, mas poucos com o charme do “Um Lugar”. Misto de bar, restaurante, lounge e loja de design, é o preferido das celebridades que visitam a cidade. Dos detalhes da decoração ao esmero na execução dos pratos, tudo remete para um clima de magia, proporcionando uma noite inesquecível. Destaque para os camarões salteados entre galettes de batatas e para o coquetel da casa -de champanha e licor de melancia.

Como bem define a proprietária Tina Bauer, “Um lugar pode ser uma memória, uma lembrança de um sabor, um lugar incomum”.
O “Um Lugar” fica na rua Manoel Severino Oliveira, 371, na lagoa da Conceição, tel. (48) 3232-2451.

Mirantes

Oferecem vistas belíssimas da ilha, além de possibilitarem uma melhor compreensão de como está estruturada a cidade. Do mirante do Morro da Lagoa avistam-se as praias da Barra da Lagoa, Galheta e Mole, além da lagoa da Conceição. Do Morro da Cruz tem-se a vista do lado oeste da ilha, com o centro da cidade e a Ponte Hercílio Luz, ao fundo.

Ponte Hercílio Luz

Nem é tão bonita, mas é o cartão postal da cidade. Deixe para visitá-la no final da tarde, após uma caminhada pelo calçadão da Beira-Mar Norte, reduto de bares e restaurantes da cidade.

Ao anoitecer, as luzes da ponte são acesas, conferindo um clima romântico à paisagem.

Passeio de Barco

Seja de escuna ou mesmo de banana boat, passear pela costa da ilha é sempre muito agradável. Das praias Jurerê e Canasvieiras, ao norte, você pode fazer um passeio até a ilha do Francês e aproveitar para mergulhar em suas águas calmas. Ao sudeste fica a praia do Campeche, de onde saem passeios de barco para a ilha do Campeche, com suas águas cristalinas e formações rochosas e misteriosas.

Alugar um carro

Fundamental para se conhecer as praias -todas muito distantes do centro da cidade. Os ônibus demoram e estão sempre lotados, e os táxis atendem apenas a região central. Não há táxis nas praias para retornar, assim com não há caixas eletrônicos. Levar dinheiro, em espécie, é fundamental.
As grandes locadoras estão localizadas no aeroporto e no centro da cidade, e a diária de um carro sai por aproximadamente R$ 100.

Nudismo

A praia de Galhetas, com sua extensa faixa de areia fina e águas calmas e rasas que formam uma verdadeira piscina natural, constitui uma das mais belas praias da ilha. O acesso é difícil, mas a vista compensa. É necessário caminhar até a ponta norte da praia Mole, seguir por uma trilha de arbustos, passar pelas pedras e formações rochosas até chegar à praia. Frequentada por naturistas, o nudismo não é obrigatório.

Praia Mole

Ponto de encontro dos surfistas e de gente bonita, tem areia branca e fofa e mar propício para a prática do surfe. Localizada a leste da lagoa da Conceição, seu acesso está sempre congestionado no período da tarde. A maioria dos bares oferece lanches naturais e petiscos. O bar Deca, localizado no extremo norte da praia, reúne o público GLS e realiza festas que costumam adentrar pela madrugada.

Zé do Doce

Não se deixe enganar pela aparência simplória das caixas de papelão que os vendedores carregam pelas praias. Cada caixa esconde desde os tradicionais quindins, brigadeiros e cocadas até trufas caramelizadas e bombons de frutas. Um oásis de sabores para os “formigões” da areia ou para quem quer apenas garantir a glicose para o fim da noite.

 

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

Seabourn recebe novo navio ultra luxuoso, Seabourn Ovation

Companhia é representada pela Pier 1 Cruise Experts no Brasil. A Seabourn, representada no Brasil …

Um comentário

  1. Eu sou de Florianópolis e gostaria de ver mais coisas sobre a cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *