Início / Turismo / Europa / Grécia pode se tornar um dos maiores resorts litorâneos da Europa

Grécia pode se tornar um dos maiores resorts litorâneos da Europa

A Grécia saudou a decisão tomada por arqueólogos experientes de permitirem, sob condições, a construção de um grande projeto turístico em Atenas, dizendo que a medida abre caminho para o país transformar o local em um dos maiores resorts litorâneos da Europa.

O projeto de € 8 bilhões no local do aeroporto desativado de Hellenikon é um dos principais itens do pacote internacional de ajuda financeira concedido à Grécia, e está sendo acompanhado com atenção por seus credores e por investidores em potencial do país em crise.

Em 2014, a empreiteira grega Lamda assinou com o Estado um contrato de aluguel de 99 anos pela área de 620 hectares, que já abrigou o aeroporto de Atenas. Mas o empreendimento vem enfrentando atrasos, em parte devido a uma disputa antiga entre a companhia e aqueles que temem que a obra destruirá o meio ambiente e a herança cultural.

Depois de três reuniões inconclusivas, o Conselho Arqueológico Central, um organismo consultivo, recomendou que cerca de 30 hectares do terreno contemplado pelo projeto sejam declarados um sítio arqueológico.

“A decisão é boa”, disse o vice-ministro da Economia a cargo dos investimentos, Stergios Pitsiorlas, à Reuters. “O fato de uma área pequena ser declarada de interesse arqueológico blinda o processo todo de futuros litígios.”

Pitsiorlas disse que, graças à recomendação, os arqueólogos terão uma supervisão mais atenta do trabalho de construção.

Acredita-se que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, cujo partido de esquerda se opôs fortemente ao projeto antes de chegar ao poder em 2015, agora esteja ansioso para implantar o acordo para ajudar a fortalecer a atividade econômica e reduzir o desemprego, o mais alto da zona do euro.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

As 13 torres mais famosas do mundo

Onde quer que vamos, em qualquer lugar que visitemos, parece que somos sempre atraídos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *