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Benefícios da Sauna e Banho Turco

Não existe sensação exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido láctico se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

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Os benefícios físicos da sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma “febre artificial”, importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sanguíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor reverte a corrente sanguínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isto faz o sistema trabalhar com máxima eficiência por vários dias.

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A respeito do relaxamento, considere os muitos benefícios e vantagens de um banho de sauna. Basta abastecer o gerador de vapor com água e algumas gotas da sua essência favorita. Relaxamento e rejuvenescimento podem ser obtidos com rápidas e freqüentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida em que os seus poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o stress acumulados ao longo do dia. Não existe sensação exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido láctico se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais, gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aprox. 90 batimentos por minuto e teremos uma super circulação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as glândulas sexuais e o fígado.

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O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e jovialidade.

Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar desta terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificarem a existência de eventuais restrições.

Recomenda-se também, tomar uma ducha fria ou morna após o banho de sauna. Desde que se esteja com a saúde perfeita, não causa problemas, muito pelo contrário, é extremamente benéfica. Após o banho de sauna o nosso organismo fica preparado para resistir a temperaturas bem abaixo de 0ºC. A duração da ducha deverá ser de aproximadamente 30 segundos, tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea sem resfriar o interior do corpo, o que o tornaria vulnerável a resfriados, gripes, etc..

A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal quanto espiritual.

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar:

– Fortalece a circulação sanguínea;
– Alivia dores reumáticas e de costas;
– Combate o stress e a hipertensão;
– Hidrata a pele e desobstrui os poros;
– Relaxa a musculatura e facilita o sono;
– Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez;
– Limpa e desobstrui as vias respiratórias;
– Proporciona agradável sensação de bem-estar;
– Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo;
– Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.)
Alívio de resfriados… Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de essência de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado desta forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se… Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira para uma agradável e relaxada conversa.

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Limpeza profunda da pele… Devido ao ciclo de abertura e fecho dos poros durante as fases de transpiração e ducha, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos… Como após a sessão de sauna os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno… a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

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