Home / Bem-Estar / Conheça os benefícios do óleo de coco

Conheça os benefícios do óleo de coco

Você já conhece os benefícios do óleo de coco? Além das suas várias propriedades espetaculares, as receitas adquirem um sabor exótico e surpreendente quando incrementadas com esta gordura do bem.     

oleo-de-coco-1

Por muitos anos o coco e o óleo de coco foram deixados de fora de planos alimentares ditos saudáveis e que tinham como objetivo a perda de peso, em função de sua alta concentração em gorduras saturadas.

Cerca de 92% dos ácidos graxos presentes no óleo de coco são classificados como saturados. Mas estes, pertencem à uma classe especial de gorduras saudáveis, os TCMs – Triglicerídeos de Cadeia Média.

Os principais são o ácido láurico e o ácido caprílico, que apresentam ação antimicrobiana, antibactericida e antiviral, funcionando como potentes antibióticos naturais!!! São capazes ainda de atuar contra fungos, em especial a Candida albicans, que acomete grande parte das mulheres.

Apesar de apresentarem alto potencial de combate às bactérias patogênicas, não o fazem às bactérias que colonizam o intestino, essenciais à saúde digestiva e imunológica.

oleo-de-coco-2

Os TCMs são fácil e rapidamente metabolizados pelo organismo; utilizados preferencialmente para a geração de energia e por isso não são armazenados como gordura no tecido adiposo. Agora fica mais fácil entender por que o óleo de coco é tão queridinho dos praticantes de atividade física e daqueles que buscam reduzir o peso e o percentual de gordura.

Quando se lida com altas temperaturas, o óleo de coco é uma das melhores opções, pois apresenta elevado ponto de fumaça, com baixo grau de oxidação, o que significa que é bastante resistente à formação de substâncias tóxicas.

Mas é importante ficar atento ao tipo e à marca do óleo de coco. Algumas marcas inferiores utilizam compostos químicos tóxicos, gordura hidrogenada e submetem o óleo ao processamento com altas temperaturas, fatores que interferem negativamente na qualidade nutricional e em seus benefícios. Por isso, prefira sempre o óleo de coco extra virgem!

oleo-de-coco

E lembre-se: a gordura saturada presente em lanches fast foods, produtos de confeitaria, sorvete cremosos, etc, e a gordura saturada presente em alimentos naturais, como o coco, têm efeitos completamente diferentes em nossa saúde!!! É preciso evitar a todo custo a primeira e aproveitar ao máximo a segunda para garantir a saúde, disposição, peso adequado.

* Regar saladas de folhas e vegetais
* Incrementar smoothies e vitaminas
* Enriquecer receitas de bolos e tortas integrais
* Pincelar pães e torradinhas
* Preparar pastinhas deliciosas junto ao atum ou abacate
* Dar um toque especial às saladas de frutas frescas
* Grelhar filés de peixe e frango
* Suavizar risotos de quinua ou arroz de cereais
* Assar carnes e ratattouiles
* Substituir a gordura vegetal e óleos refinados em geral

Agora é só começar a fazer uso e esperar os resultados!

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

A febre do novo visual da atriz Camila Queiroz

Salão em São Paulo atende 50 pedidos em menos de uma semana após capítulo em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *