Home / Negócios / Análise Preditiva: Como Antecipar o Comportamento do Cliente?

Análise Preditiva: Como Antecipar o Comportamento do Cliente?

Você é um gerente de marketing em busca de uma solução para antecipar o comportamento de seus consumidores? Vamos descobrir por que a análise preditiva é uma tendência hoje e como o marketing está surgindo!

Marketing no momento da previsão!


Se você é um gerente de marketing ou CRM, deve ter notado que seus negócios evoluíram muito nos últimos dez anos. De fato, na era do big data e da onipresença dos serviços de Internet, os consumidores estão cada vez mais expostos a anúncios, palavras de marca e a palavra de seus pares nas redes sociais.

Todos hoje têm o poder de se expressar em uma marca, para aconselhar os usuários da Internet sobre a compra de um determinado produto ou a adesão a esta ou aquela marca. Um novo paradigma que leva as marcas a se voltarem para uma nova tendência de marketing: Análise Preditiva!

O objetivo: tentar prever o comportamento ou o apetite dos consumidores para as diversas ações de marketing de uma empresa.

Análise preditiva no coração das questões de competitividade!


Se há uma coisa que leva as empresas a inovar e querem constantemente se destacar de seus concorrentes, isso é competitividade. De fato, desde o advento do capitalismo e da democratização do empreendedorismo, todos podem agora construir seus negócios e competir com os maiores.

Tomemos o exemplo do Google, a maior empresa do mundo hoje: ela não veio no mercado até o final dos anos 90, em um momento em que outros gigantes como o Yahoo foram lançados há muito tempo … Infelizmente para eles, o Yahoo não tem mais a mesma aura que nos anos 1990-2000 e o Google hoje é o mestre no mecanismo de pesquisa.

No entanto, se o Yahoo dispusesse das ferramentas necessárias, poderia prever a tendência dos usuários da Internet de recorrer às ofertas de seus concorrentes. Este é o desafio da análise preditiva de hoje: entender o comportamento ou raciocínio de seus clientes para realizar ações relevantes e fidelizar os clientes!

Lealdade por Análise Preditiva!


Mas então, pode-se fazer a pergunta de como reter através da análise preditiva?
A ideia é entender a lógica do consumidor, seus pontos de inflexão para prever o que é comumente chamado de apetite do cliente. O apetite é um conceito-chave na fidelidade do cliente, pois atuamos de forma que a maioria dos clientes de uma empresa esteja de acordo com as ações. O objetivo é avaliar os hábitos de reação de uma determinada clientela e simular a reação dessa mesma clientela a uma campanha de marketing. Pode ser uma mudança de produto, uma mudança de preço, uma nova maneira de se comunicar ou um novo canal de consumo … Em suma…

Análise Preditiva na era do Big Data!


Onde a análise preditiva faz sentido hoje, é no estudo de dados de clientes. De fato, criar simulações e antecipar a reação de um cliente requer muitos dados, estudos e, portanto, tempo para os gerentes de marketing e CRM. No entanto, existem agora soluções de aprendizado de máquina que permitem cruzar seus dados com os de outras fontes externas, como INSEE ou INPI, e desenvolver modelos preditivos para antecipar o comportamento de um cliente enfrentando um problema específico.

Uma ferramenta de suma importância para as empresas cada vez mais preocupadas com a rentabilidade de suas ações de marketing!

Sobre Edson Joaquim

Publicitário, atuou na casa de relógios "Vacheron Constantin", gerenciou a distribuição da marca britânica "Alfred Dunhill" na Suíça, locutor nas rádios FM em Genebra - "Rádio Lac" e "Meyrin FM", atualmente é o Publisher dos portais Web Luxo (Brasil), Web Luxe (Suíça), Executivo de Marketing da agência Objectif de Comunicação e criador da páginas Saúde Interessa e da Cidade de São Paulo no Facebook.

Verifique Também

Embraer abre 100 vagas para o Programa de Estágio 2019

A Embraer iniciou as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2019. Cerca …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *