Home / Negócios / Turista que vai para o exterior deve comprar dólar agora

Turista que vai para o exterior deve comprar dólar agora

Os turistas também podem optar por comprar um travel check (que usa uma cotação do dólar pré-fixada) ou investir em um fundo cambial.

compra-dolar-2

A crise do crédito que tem atingido o mercado, causando perdas a instituições e baixas nos mercados financeiros, pode prejudicar também os turistas que têm viagens agendadas para o exterior para os próximos meses. A instabilidade do dólar em relação ao real nas últimas semanas confunde turistas, que esperam o melhor momento para comprar a divisa americana. Segundo o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, a troca da moeda brasileira pela americana deve ser feita agora.

Para Cerbasi, como o dólar está instável, não se estabelecendo em um patamar, os consumidores não devem especular. “O impacto já existe.
O melhor a fazer é não ficar torcendo para o dólar baixar.

A recomendação é por travar o risco”, diz o consultor. “Viagem marcada não dá flexibilidade para a pessoa esperar mais um pouco (para trocar a moeda)”, completa. Segundo especialistas ouvidos pelo portal WEB LUXO, até o final de 2015 o dólar deve chegar por volta dos R$ 4,00 (comercial) e R$ 5,50 (turismo).

compra-dolar

Os turistas também podem optar por comprar um travel check (que usa uma cotação do dólar pré-fixada) ou investir em um fundo cambial.
O diretor para assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Leonel Rossi, reafirma a recomendação: “em vez de usar cartão de crédito, turistas devem usar cartão de débito em moeda estrangeira (travel money)”, afirma. “Com esse cartão, a pessoa vai fazer compras, fechar hotel. Esse é o modo de já fixar o câmbio”. As pessoas devem “racionalizar a viagem”. “Tem que moderar no consumo, repensar e fazer as contas”.

Viagens ao exterior em baixa
O diretor para assuntos internacionais da Abav afirma que a instabilidade do dólar já levou a uma redução de 30% na venda de pacotes para o exterior. Segundo ele, a boa notícia para as empresas do setor é que 50% das viagens para as férias de fim de ano já foram vendidas.

turistas

Ainda de acordo Leonel Rossi, 10% dos turistas trocaram viagens internacionais por passeios no Brasil. Ele defende que é um bom momento para o País receber estrangeiros, mas que a situação econômica pode fazer com que isso não ocorra.

Para Cerbasi, quem ainda não pagou por uma viagem no exterior deve considerar o turismo nacional. “Com o dólar no patamar que está, é o caso de repensar, esperar estabilização da moeda. Na dúvida, vale fazer a lição de casa de que o País não está bem na crise e pensar em viagem no Brasil”.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Conheça a primeira loja da Bottega Veneta no Rio de Janeiro

A Bottega Veneta inaugurou sua primeira boutique no Rio de Janeiro, no dia 12 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *