Home / Casa & Decoração / Decks: 60 imagens para te inspirar a decorar a área externa

Decks: 60 imagens para te inspirar a decorar a área externa

Aposte nas ripas de madeira – certificada ou de demolição – para o piso da área externa da casa. O material passa a sensação de aconchego e deixa o visual bonito.

deck 27

Os decks de madeira são as opções mais comuns e tradicionais para o piso que fica no entorno de ofurôs, banheiras de hidromassagem e piscinas, o que exige que o material possua características técnicas particulares e especializadas para esse tipo de local, como aderência, material antiderrapante, resistência a umidade e ao calor e também à exposição ao sol.

Os decks mais tradicionais são feitos com madeiras nobres tratadas, ou seja, com resistência a cupins e ao apodrecimento, como as madeiras de árvores como a itaúba e o ipê.

Essas madeiras são famosas pela sua beleza estética e também pela funcionalidade e resistência apresentadas após o tratamento selante. Contudo, nos últimos anos, passou a existir uma grande busca por materiais mais resistentes e econômicos e que exigem um nível e constância de manutenção menos frequentes, o que permite sua implementação em projetos menores ou de menor custo financeiro.

deck 57

Dentre os materiais que vem se tornando tendência para essa finalidade, podemos ressaltar o piso cimentício e o porcelanato, materiais esses que simulam o visual da madeira, podendo até mesmo provir de fontes recicladas, ou o mármore e o granito.

Deck de madeira de lei ou madeira de reflorestamento: já o tradicional deck de madeira de lei é a opção visualmente mais bonita, mas também é aquela que apresenta o valor mais alto para aplicação e manutenção. Por ser feito de madeira pura, tratada para se tornar impermeável a líquidos e imune a fungos, cupins e decomposição, a madeira é uma escolha que exige cuidados específicos e que demanda tratamento, sendo que o custo final tende a ser maior. Também existe a possibilidade de utilizar madeira de reflorestamento que, embora mais barata, também apresenta um valor mais acentuado do que as suas contrapartes de porcelanato.

deck 16

Deck de porcelanato
O deck feito de porcelanato pode ser encontrado em uma grande variedade de motivos e cores, indo desde peças que simulam as cores das madeiras mais nobres como outros tipos de materiais. É um produto relativamente barato, de bom acabamento e que tem fácil limpeza e manutenção, além de permitir a aplicação fácil e rápida se comparada com outras soluções, pois pode ser assentado com argamassa. É uma ótima opção para pessoas que não desejam se preocupar com manutenções constantes ou que visam economizar no valor final da obra.

O deck de madeira modular é um material resistente, versátil, de aplicação rápida e fácil que valoriza a decoração não só de ambientes externos mas também de áreas internas. Sua grande variedade de tamanhos e formatos, juntamente com o aspecto e cores provenientes dos diferentes tipos de madeira, fazem com que o deck se integre perfeitamente em diversos tipos de ambientes trazendo um toque de aconchego e sofisticação que são característicos da madeira. Hoje em dia, além de serem aplicados em jardins, na beira da piscina ou em espaços mais amplos, podemos ver os decks também compondo espaços originais como varandas, banheiros e até mesmo decorando paredes. Hoje vamos falar um pouco sobre as características do material e seus possíveis uso na decoração dos ambientes.

Impermeabilização e durabilidade
Muitos modelos já são produzidos e vendidos com os tratamentos específicos que tornam as peças resistentes aos intempéries, ataques de cupins e apodrecimento. Para áreas abertas é de extrema importância que a madeira receba aplicação de impermeabilizantes, vernizes ou selantes antes de serem instaladas pra garantir sua durabilidade. Comprando produtos de qualidade e realizando a manutenção correta do material os decks de madeira podem durar até 10 anos em perfeito estado.

Jardim com deck de madeira
Incluir o deck modular na decoração do jardim resulta em uma combinação esteticamente bonita devido ao fato da madeira se integrar naturalmente no entorno do jardim favorecendo a composição do ambiente com árvores, flores e plantas.

deck 35

Os decks podem ser utilizados para formar caminhos interligando áreas distintas ou configurar plataformas sobre o gramado para abrigar uma área de lazer com sofá, espreguiçadeiras, mesas para refeições, futons e etc.

Piscinas com deck de madeira

O piso para a área da piscina deve reunir algumas características especificas que são de grande importância para tornar o ambiente seguro e com um visual bonito no conjunto decorativo da área externa. Antes de tudo é necessário que o piso seja antiderrapante, para evitar quedas, e que ofereça durabilidade, resistência ao contato com a água e a incidência de sol.

deck 37

Para isso garanta a escolha de um deck resistente, produzido com madeira de qualidade e devidamente tratada para resistir as condições do ambiente. Com os decks de madeira é possível compor o piso ao redor da piscina de maneira prática e versátil, a estrutura das placas permite desenhar o contorno da piscina e também criar espaços que avançam sobre o quintal com a finalidade de configurar uma área de solário para apoiar espreguiçadeiras, mesinhas e guarda sois.

Decks nas paredes
Além de revestir o piso os decks de madeira também podem ocupar o espaço das paredes de maneira charmosa e original. Tanto em espaços exteriores como interiores eles podem formar painéis configurando uma proposta diferenciada para decorar o espaço vertical.

deck 23

Os decks de madeira são ótimos aliados para compor a decoração das varadas e sacadas. Com eles conseguimos trazer para o ambiente uma atmosfera acolhedora que remete aos jardins e quintais das casas só que em um apartamento. Seus variados tamanhos favorecem a aplicação tanto em varandas pequenas como nas mais amplas possibilitando criar no apartamento vários ambientes diferenciados como um espaço de estar, com poltronas e sofás, uma área para tomar o café da tarde, com uma pequena mesinha e algumas cadeiras ou até mesmo uma área para relaxar ou ler um livro, com alguns futons e confortáveis almofadas espalhadas sobre o piso.

Como escolher o deck ideal?
A escolha do material a ser utilizado par a construção do deck deve levar em conta custos, área de aplicação e também tempo e clima locais. Para ambientes menores ou que exijam mais conforto e elegância, opções como o porcelanato e a madeira tendem a ser os mais indicados, enquanto decks próximos a churrasqueiras ou regiões litorâneas a opção por decks de porcelanato ou de plástico pode ser uma escolha melhor, dada a facilidade para a limpeza e a exposição da peça à salinidade. Também é importante levar em consideração o orçamento para a construção do deck, o que pode limitar a escolha dos materiais ou sua aplicação.

deck 49

Em todos os casos, a dica geral é buscar por opções que se encaixem bem em seu projeto e que tenham o acabamento e as qualidades que você procura. Fazer pesquisas e comparar preços também é uma ótima opção para aqueles que querem um resultado final bonito e interessante mas que não desejam gastar muito dinheiro. Acima de tudo, é importante sempre lembrar que não existem regras rígidas e imutáveis no mundo da decoração, portanto criatividade e ousadia são seus parceiros na hora de desenvolver qualquer tipo de projeto de design.


Confira a galeria com 60 ideias de decks para você se inspirar


galeria-decks

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Burj Jumeira é o próximo arranha-céu que enriquecerá o horizonte de Dubai

A sempre crescente Dubai terá em breve um novo super arranha-céu unindo seu impressionante horizonte. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *