Home / Fashion / Giulianna Fiori leva a arte do Patchwork para a cena contemporânea da moda

Giulianna Fiori leva a arte do Patchwork para a cena contemporânea da moda

A marca é recente no mercado e é a única a produzir patchwork em grande escala.  A marca possui uma loja, no charmoso shopping Market Plaza, em Campos do Jordão. 

lumini-franco-2

A arte do patchwork, valorizada por elementos da moda contemporânea, está na essência da novíssima grife Giulianna Fiori, que chega ao mercado com uma linguagem autoral para a moda casa e para os acessórios de moda. Com lançamento realizado no Shopping Market Plaza, em Campos do Jordão, a marca fez o resgate do aspecto artesanal que o mercado de luxo sugere como uma das propostas do momento, unindo à requintada harmonia de cores a qualidade dos tecidos 100% algodão, que garantem a suavidade das peças.

lumini-franco-6

Idealizada pelas empresárias Josiane e Giuliana Cabral, a grife Giulianna Fiori inspira-se no que há de sofisticado no mercado de luxo, com toda a riqueza cultural sintetizada na técnica do patchwork.

“Iniciamos a pesquisa há pelo menos quatro anos, a partir de viagens internacionais”, comenta Josiane, acrescentando que, embora haja muitas marcas e grandes lojas de varejo com artigos dentro da proposta do patchwork, “não há nenhuma que trabalhe exclusivamente com esse gênero de criação”. E, no Brasil, isso também não ocorre. “Vimos aí a oportunidade do lançamento”, completa.

carlos-nobrega

A jovem empresária Giuliana, por sua vez, assinala que o patchwork, “de origem tão popular”, chega aos artigos da marca cercado de informação de moda, seja nas formas, seja na harmonia de cores. “A coleção de Inverno 2015 que está na loja pop up, de 60 m2 projetada pela arquiteta Juliana Moraes, tem tonalidades instintivamente pensadas para a estação, isto é, tons sombrios e aconchegantes”, revela, acrescentando que “o Verão 2015/16, já em fase de pesquisa, deve vir com cores abertas, como pede a temporada”.

lumini-franco-3

O carro-chefe da marca Giulianna Fiori são as colchas ricamente elaboradas com motivos de patchwork, que seguem desde linhas simétricas até padrões figurativos. Ao todo são sete versões para as colchas. Cada peça pode levar de 20 a 25 tipos de tecidos. Os artigos também são trabalhados com acabamentos de alta qualidade, graças, por exemplo, ao forro 100% algodão, o que confere bom aspecto à peça, além de contribuir para a melhor adaptação da colcha ao formato da cama. “São peças repletas de detalhes, que foram elaborados a partir de gráficos milimetricamente traçados”, comenta Josiane, responsável, ao lado da filha Giuliana, pela pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos.
A marca inclui ainda uma ampla linha de acessórios, como bolsas médias e grandes, cuja harmonia de cores e padrões é integrada a partir de cinco padrões diferentes de tecidos. “Os modelos têm detalhes de metal nas alças e tags em material sintético imitando o couro, que têm como objetivo contar, de forma muito breve, a história da marca Giulianna Fiori e de quem está por trás dela”.

lumini-franco

De fato, o surgimento da empresa e da marca merece toda atenção, já que Giulianna Fiori nasceu no âmbito familiar, formado pelo empresário Edson Cabral, da artista plástica Josiane e da filha do casal, Giuliana. E todos contribuem com sua expertise para o novo negócio. Edson Cabral, empresário bem-sucedido no ramo de autopeças, é um dos idealizadores e o gestor do negócio. Josiane, formada em Artes Plásticas pela Belas Artes, vem há anos exercitando-se na arte do patchwork como hobby. Giuliana, nesse tripé, é a síntese da inovação, com sua visão associada ao marketing e às redes sociais. “Queremos levar ao nosso público-alvo a marca que apresenta um novo conceito em produto essencialmente elaborado a partir do patchwork”, frisa a jovem empreendedora.

lumini-franco-2

Processo criativo
O processo de criação dá-se de maneira empírica, mediante a harmonia de cores elaborada por Josiane, que também determina a padronagem dos tecidos e quilt (pespontos) aplicados na superfície do patchwork. O pesponto tem a função tanto de dar o toque diferenciado de acabamento, bem como permite a fixação do forro da peça – quaisquer que sejam elas, incluindo as bolsas. Importante salientar que a forração da colcha também é feita em tecido 100% algodão, o que garante o toque suave e a melhor adequação da peça ao formato da cama box. “É comum encontrar no mercado colchas forradas com tecidos sintéticos, que fazem com que a colcha deslize sobre a cama”, observa Josiane.

Mercado
Ao idealizar a marca e a linha de produtos, os empreendedores levaram essencialmente em conta o público ao qual Giulianna Fiori se destina. “A marca está focada no consumidor atento ao conforto e à informação de moda ao buscar artigos de alta qualidade. São pessoas que valorizam o estar em família, cultivam o bom gosto e recebem amigos em casa. Tanto é assim que a marca também desenvolveu uma fragrância exclusiva para o ambiente, com notas cítricas e florais”, comenta Josiane.
Enquanto a criação e desenvolvimento de coleção se dão no Brasil, a produção está locada na China. Giuliana Fiori compartilha ali um escritório operacional das empresas da família.

lumini-franco-5

Instalações
No momento, Giulianna Fiori está instalada no Centro Industrial de Arujá, nas dependências das empresas Zeene e Arsenalcar, de propriedade de Edson Cabral. Já foram iniciadas as obras de construção de instalações próprias para as duas grandes empresas, também no município de Arujá. Aí deverá também se instalar o operacional de Giulianna Fiori, até a abertura da loja física da marca, em São Paulo, após a loja temporária em Campos do Jordão.

Perfil dos empreendedores
Aos 57 anos, Edson Cabral é empresário com formação na área comercial e atua há anos no ramo de autopeças, no qual se tornou destaque e ganhador de reconhecimento nacional – com prêmios – e internacional. Opera nos segmentos de venda no atacado e varejo de autopeças. Tem como característica acompanhar pessoalmente todas as etapas dos processos de trabalho e do seu negócio. É o proprietário das empresas Zeene (atacadista) e Arsenalcar de e-commerce para vendas no varejo.

Josiane Cabral, 55 anos, é formada em Artes Plásticas pela Belas Artes, com curso de especialização em Design de Joias. Tem habilidade para recuperação e restauração de peças, além de sempre estar atenta ao controle de qualidade, característica que surge tanto na criação em seu ateliê – instalado na própria casa – quanto no acompanhamento do desenvolvimento e produção das peças da marca Giulianna Fiori. Josiane diz que há muito tempo tem se dedicado a fazer, como hobby, colchas e outras peças em patchwork para presentear. Lembra que a confecção de uma colcha chega a levar três meses.

A filha do casal, Giuliana Cabral, 18 anos, é estudante do 1º ano de Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde muito cedo tem a preocupação com o consumo de alimentos de origem animal. Tanto é que hoje não consome carnes e se diz vegana. Já fez intercâmbio para a Alemanha, bem como o curso básico de mandarim em São Paulo. Gosta de viagem para foram do Brasil, de onde traz experiências e inspirações.

Evento Especial
No último sábado, dia 04, os empresários Édson e Jô Cabral receberam personalidades em sua loja como Laura Wie acompanhada seu marido, o advogado Marcello de Lucca e suas filhas Lívia de Lucca e Sophia de Lucca. Também estiveram por lá Andréa Nóbrega ao lado de Carlos de Nóbrega e sua filha Maria Fernanda.

Fotos: Lumini Franco

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Cueca mais cara do mundo bordada com ouro 24k custa R$ 3.860

Se quisermos comparar, acho que ninguém duvidará do fato de que a roupa para as …

Um comentário

  1. Onde posso encontrar a fragancia exclusiva para ambientes em Campos do Jordão pque achei maravilhosa e gostaria de comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *