Home / Gourmet / Comidas / Guia Michelin premia restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro

Guia Michelin premia restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro

guia-michelin-2016-1

De acordo com a avaliação dos inspetores do Guia Michelin, o guia de restaurantes mais famoso do mundo, o Brasil continua tendo apenas um restaurante excelente.

O D.O.M, de Alex Atala, foi o único do País classificado com a cotação de duas estrelas na edição 2016 do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo, mantendo a classificação do ano passado. As duas cidades têm, juntas, 18 restaurantes avaliados com uma estrela – entre eles o Esquina Mocotó, o Tête-à-Tête e o Kan Suke, em São Paulo, e o Eleven, no Rio, que acabam de receber a primeira estrela.

Mais uma vez, nem uma casa brasileira conquistou a classificação máxima de três estrelas da publicação, que de acordo com o diretor internacional dos guias, Michael Ellis, significa que o restaurante vale a viagem. Apenas duas casas perderam suas estrelas, ambas porque fecharam as portas, o paulistano Epice e o carioca Oro, que ficou cinco meses fechado e acaba de abrir em novo endereço e com nova proposta.

Michael Ellis, diretor internacional dos Guias da Michelin
Michael Ellis, diretor internacional dos Guias da Michelin

 

A segunda edição do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo, apresentada nesta quinta-feira numa cerimônia no Copacabana Palace, no Rio, não apresenta grandes mudanças, porém traz algumas boas notícias. A primeira é justamente a entrada do Esquina Mocotó na ala dos estrelados. “Essa grata surpresa mostra que a alta cozinha pode ser descentralizada e inclusiva”, disse Rodrigo Oliveira.

1461871642927
Rodrigo Oliveira, que subiu uma posição no Michelin, ganha beijo de Roberta Sudbrack

 


A entrada do paulistano Kan Suke, de Egashira, na lista foi a reparação de uma injustiça. O talentoso sushiman, mestre de sushimen como Edson Yamashita e outros, tinha sido esquecido no ano passado. Outra bem-vinda correção da edição 2016 é a inclusão do Tordesilhas, de Mara Salles, na lista de Bib Gourmand.

Contrariando as apostas, o Attimo manteve sua estrela, mesmo com a troca de chefs, e seu proprietário, Marcelo Fernandes, estava exultante: manteve a do Attimo e a de sua outra casa, o Kinoshita, acabando com o mito de que a estrela é do chef. “Foi uma superação, para mim e para o Francisco”, disse o restaurateur sobre o novo chef do Attimo, Francisco Pinheiro.

Alex Atala ao lado de seu subchef no D.O.M, Geovane Carneiro Foto: Ari Kaye|Divulgação
Alex Atala ao lado de seu subchef no D.O.M, Geovane Carneiro

 


A cozinha japonesa no Brasil continua entusiasmando os inspetores do Michelin, a ponto de causar certa polêmica, notadamente no caso do Kosushi e do Huto, que têm cozinhas bem distantes de Jun Sakamoto, Kan Suke e Kinoshita, embora tenham recebido a mesma cotação. Num total de 19 restaurantes estrelados estão seis japoneses – cinco em São Paulo e um no Rio, o Mee, que além do Japão é dedicado também a outras culinárias asiáticas.

 

VEJA O RESULTADO

2 ESTRELAS

São Paulo

D.O.M. (Alex Atala)

1 ESTRELA

São Paulo

Attimo (Francisco Pinheiro)
Dalva e Dito (Alex Atala, Luiz Gustavo Galvão)
Esquina Mocotó (Rodrigo Oliveira)
Fasano (Luca Gozzani)
Huto (Fábio Honda)
Jun Sakamoto (Jun Sakamoto)
Kan Suke (Egashira Keisuke ) – estreia no guia
Kinoshita (Tsuyoshi Murakami)
Kosushi (George Koshoji)
Maní (Helena Rizzo, Daniel Redondo)
Tête-à-Tête (Gabriel Matteuzzi) – estreia no guia
Tuju (Ivan Ralston)

Rio de Janeiro

Eleven Rio (Joachim Koerper) – estreia no guia
Lasai (Rafael Costa e Silva)
Le Pré Catelan (Roland Villard)
Mee (Kazuo Harada)
Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack)
Olympe (Claude Troisgros, Thomas Troisgros)

Fotos: Ari Kaye|Divulgação

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Biscoito coberto de ouro custa US$ 1.000 em uma padaria de NY

Se você estiver visitando os Estados Unidos e tiver um desejo de fazer algo bem …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *