Home / Imóveis de Luxo / Linda mansão no Guarujá é cercada por floresta tropical (47 fotos)

Linda mansão no Guarujá é cercada por floresta tropical (47 fotos)

Mansao Florestal Guarujá - 02

O projeto do escritório de arquitetura “Studiomk27”, está localizado na costa paulista na região de floresta e onde a terra tem uma topografia montanhosa com vegetação densa.

A introdução desta mansão nesta paisagem tem como objetivo otimizar a conexão entre arquitetura e natureza, privilegiando a visão do oceano e a incidência da luz solar nos espaços internos. Além disso, o posicionamento da casa no local obedeceu à área previamente aberta na vegetação.

O volume principal da residência foi elevada a partir do solo e parece construída na topografia. A casa, portanto, projeta-se para fora da montanha. Os elementos de contato entre a encosta e a construção – como por exemplo os decks de madeira – foram moldados para respeitar a terra existente, criando assim uma interação orgânica entre a natureza e os elementos arquitetônicos. Na parte que sai da montanha, a estrutura toca o chão com apenas dois pilares.

Mansao Florestal Guarujá - 01

Os 3 andares da “Jungle House” (casa da Floresta)  criam uma divisão programática clara para o projeto: o piso térreo abriga um grande deck coberto de madeira, conectado a uma pequena sala para as crianças.

Mansao Florestal Guarujá - 25

No primeiro andar há seis quartos – cinco deles com pequenas varandas com redes e um uma sala em Home Theatre. O terceiro e último andar é a área social da casa, incluindo uma piscina, uma sala de estar e a cozinha.

Assim, a arquitetura definiu uma organização vertical invertida do programa em relação ao que geralmente é feito em casas unifamiliares: enquanto a piscina e as áreas sociais estão no “telhado”, os quartos estão localizados no piso de baixo.

O pavimento é no piso térreo, protegido pela projeção da casa – é um espaço amplo e generoso que configura um abrigo sombreado para as crianças brincarem. Os utilitários também estão localizados nesta peça.

Mansao Florestal Guarujá - 17

Do deck de madeira no piso térreo começa com uma escada para acessar o volume da mansão que “interrompe” a laje de concreto.

Mansao Florestal Guarujá - 18

Antes de entrar no espaço fechado, passa-se por um espaço intermediário, envolto por concreto e que abriga uma obra luminosa do artista Olafur Eliasson. O projeto de interiores procurou criar um ambiente moderno, oferecendo um sentimento acolhedor necessário para permanecer neste ambiente tropical.

Mansao Florestal Guarujá - 10

A paisagem recompõe as espécies nativas. Quando se está em casa, a relação com a vegetação circundante ocorre não só através da vista, mas também através das plantas que rodeiam os decks de madeira. No piso térreo, você pode passear no meio das árvores. No primeiro andar a luz entra filtrada através das copas das árvores e no telhado, há a vegetação com o oceano no fundo.

A arquitetura da casa privilegiou o uso do concreto e da madeira expostas tanto nos espaços interiores como no exterior. Os quartos têm telas solares de madeira, pequenas janelas montadas como aberturas dobráveis, que podem ser manipuladas pelos usuários de acordo com as necessidades climáticas.

Mansao Florestal Guarujá - 34

Na mansão o projeto começou com um corte transversal que permitiu o posicionamento da piscina para estar na laje, para que não perdesse qualquer área no terreno. Além disso, a piscina de borda infinita, bem como a borda elevada em relação à altura da laje, tornou a vista e a paisagem como uma extensão da linha da água da piscina. Para diminuir a altura do piso superior e assim obter uma proporção externa mais horizontal para este volume, o piso da sala foi reduzido em 27 cm em relação ao deck de madeira externa.

Mansao Florestal Guarujá - 31

Este último piso oferece uma sensação especial que sintetiza os princípios da casa: de um lado há um deck que abriga a banheira de hidromassagem e a sauna – onde há uma relação intensa entre a arquitetura, a montanha e sua vegetação; no outro lado, uma lareira no chão da piscina. No centro – entre estes dois espaços livres – tem uma sala de estar aberta para ambos os lados e com ventilação cruzada. Este espaço social tem uma relação radical com a natureza, tanto pela visão do oceano como pela proximidade da floresta na montanha “.


Veja a Galeria com 47 fotos desta mansão


mansao-florestal-guaruja-galeria

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Complexo Comercial de Luxo em Tóquio é Projeto da Nendo Studios (78 fotos)

Um dos designers mais influentes do mundo, o canadense Oki Sato do estúdio Nendo, busca na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *