Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Elaine Pessoa convida para o lançamento do fotolivro Tempo Arenoso

Elaine Pessoa convida para o lançamento do fotolivro Tempo Arenoso

O lançamento acontece no dia 3 de março na DOC Galeria

A fotógrafa Elaine Pessoa lança “Tempo Arenoso”, (Olhavê, 2015, 19 x 26 cm, 50 páginas, 18 fotos, R$ 60,00), no dia 3 de março, às 19h30, na DOC Galeria, Rua Aspicuelta, 662 – Vila Madalena. O fotolivro foi construído por ideias e conceitos que envolvem o questionamento de como vemos o tempo, de como acreditamos que o tempo possa ficcionalizar nosso olhar.

Longe de possuir uma narrativa linear, o ensaio tratou a paisagem como pensamento, sobre diluição do tempo físico para o contemplativo, do tempo registrado pela fotografia e convertido em memória. Memória esta que não é do estado de lembrar-se sobre a paisagem vista, mas, contudo, da natureza maleável da experiência em fomentar o desejo de viver mais pela própria imagem fotográfica.

“Tempo Arenoso” é fruto do acompanhamento de projeto da fotógrafa Elaine Pessoa (1968) pela pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas, durante o período de um ano. Ao longo do processo de desenvolvimento da edição e do conceito do trabalho, referências teóricas e leituras abarcaram a discussão sobre tempo, memória, latência e narrativa ficcional. A reflexão sobre esta pesquisa visual foi impulsionada pela filosofia de Henri Bergson e pela literatura de Mario Benedetti.


Tempo Arenoso de Elaine Pessoa

ISBN: 978-85-68804-00-1
Olhavê, 2015
500 exemplares assinados e numerados
19 x 26 cm, 50 páginas, 18 fotos
Edição: Georgia Quintas
Design: Yana Parente
Coordenação editorial: Alexandre Belém
Impressão: Ipsis
Valor: R$ 60,00
Onde encontrar: loja.olhave.com.br

Lançamento:
Data: 3 de março, às 19h30
Local: DOC Galeria
Rua Aspicuelta, 662 – Vila Madalena, São Paulo
www.olhave.com.br
Facebook: /olhave2007
Instagram: @olhave

Sobre o Olhavê

“Tempo Arenoso”, de Elaine Pessoa, será lançado simultaneamente com o fotolivro “Baches”, de Montserrat Baches. As duas publicações refletem a dedicação do editor e jornalista Alexandre Belém e da antropóloga e curadora Georgia Quintas com que vem empreendendo no cenário da fotografia brasileira. O Olhavê, blog que existe desde 2007, se expandiu numa plataforma de difusão e escoamento de conteúdo fotográfico com foco voltado para a formação através de cursos, workshops e grupos de estudos; além de realizar curadorias e consultorias. O Olhavê já conta em seu catálogo com quatro publicações sobre fotografia: Abismo da Carne (2014), Inquietações Fotográficas – Narrativas Poéticas e Crítica Visual (2014), Olhavê Entrevista (2012) e Man Ray e a Imagem da Mulher – A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas (2008). Abismo, Inquietações e Entrevista foram publicados em parceria com a editora Tempo d’Imagem.

“Baches” e “Tempo Arenoso” consolidam o desejo do casal Alexandre Belém e Georgia Quintas em divulgar e escoar trabalhos de relevância, que tragam para a fotografia questões relativas à narrativa poética e investigação sobre a linguagem fotográfica. O selo Olhavê objetiva trabalhar com quem deseja se aproximar da discussão e sobre o entendimento de sua própria produção. Avançar nos projetos autorais, em processos da criação, na edição fotográfica, na reflexão sobre como narrar poeticamente temas, sensações, metáforas, reportagens, ensaios. Enfim, edição e montagem de sua escrita visual.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Iguatemi São Paulo: Famosos Prestigiam Pré-estreia de Sai de Baixo

Na noite do dia 11/02, aconteceu a pré-estreia do filme Sai de Baixo, no Cinemark …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *