Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Obras de Di Cavalcanti fazem parte de exposição em São Paulo

Obras de Di Cavalcanti fazem parte de exposição em São Paulo

Peças ganham plataforma exclusiva em arazzo na exposição Manifesto Tramas das Artes.

Idealizador da Semana de Arte Moderna, Di Cavalcanti (1897 – 1976) foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro. Sua arte contribuiu significativamente para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época, por meio de suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral.

Obras do artista estão disponíveis ao público em uma plataforma totalmente nova, em arazzos tecidos a mão na exposição coletiva Manifesto Tramas das Artes, promovida com muita expertise e alma avant-garde pela By Kamy até 15/09, em São Paulo.
Sob a curadoria da psicóloga e escritora carioca Daniella Bauer, que reuniu peças de artistas consacré – além de Di Cavalcanti – Niobe Xandó, Gilvan Samico, Tarsila do Amaral, Luisa Editore, Mónica Millán e Nicole Tomazi.

A exposição, que promove a transição entre o design têxtil e a arte contemporânea, mostra um novo ideal sobre a arte em uma sociedade volante e volúvel.

Movida pela pergunta que não quer calar, o que é arte? Daniella mergulhou com maestria no universo único e particular de produções artísticas e em seu mercado esférico para trazer à tona essa resposta. “A arte é uma maneira de traduzir e manifestar o que compreendemos ou não, o que enxergamos, sentimos, tocamos, cheiramos, escutamos ou intuímos o que nos revolta, o que nos cala, o que precisa ser dito. Ela é acima de tudo um modo de quebrar paradigmas e estabelecer o novo.”, expressa a curadora.

De acordo com Daniella, seria purismo crer que a arte possa simplesmente ser, pois nada é desprovido de significado. “Aquilo que é aparente está em constante transformação, portanto cabe aos artistas atribuírem significados, materializar a ideia, dar corpo ao que é etéreo. O mundo contemporâneo exige uma transfiguração constante e uma capacidade adaptativa inesgotável.

Em consonância a isso, a By Kamy tenciona, unindo as duas artes, estabelecer um novo modelo que a princípio pode causar desconforto, mas indubitavelmente trará mudanças em acordo com o tempo atual.”, explica Daniella.
“Eu sou meu próprio personagem”

Emiliano Di Cavalcanti, (1897-1976), nasceu no Rio de Janeiro e passou a infância no subúrbio de São Cristóvão. Começou sua carreira de artista como cartunista e ilustrador. Foi o idealizador da Semana de Arte de 1922 que brandava a libertação das artes dos cânones academicistas. No mesmo ano parte para Paris, cidade que deixa uma marca indelével no seu olhar e pensar. Três cidades amadas e porquanto sempre revisitadas e nelas vividas: Rio de Janeiro, São Paulo e Paris. Vasta produção – telas e arte sobre papel – que retrata carnaval, paisagens, marinhas, natureza morta, o universo feminino; principalmente, a mulata símbolo da miscigenação brasileira. Di viveu intensamente, não somente como artista plástico, mas também como intelectual; como fomentador de ideias. É considerado o mais brasileiro dos artistas.

Serviço:
Exposição Manifesto Tramas das Artes
Data: Até 15/09
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h e Sábado das 10h às 15h.
Entrada: Gratuita
Endereço: By Kamy Maison – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, São Paulo – SP
(11) 3081-1266

Via |  By Kamy

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Apple confirma novos fones de ouvido Powerbeats Pro em 4 cores

Na semana passada, houve um vazamento de fotos dos fones de ouvido Powerbeats Pro para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *