Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Exposição SUPERNOVA Sergio Coimbra – Curadoria Marcello Dantas

Exposição SUPERNOVA Sergio Coimbra – Curadoria Marcello Dantas

Na série, Sergio Coimbra é protagonista de sua obra e utiliza elementos do cotidiano, como alimentos, para narrar o crepúsculo de uma estrela de uma maneira nunca antes vista. Fotógrafo assume protagonismo de sua obra e apresenta nova exposição e obra de destaque na SP-Arte 2019

Fotógrafo reconhecido por tratar a gastronomia como uma expressão da arte, Sergio Coimbra assume o protagonismo de sua obra em sua próxima exposição Supernova Sergio Coimbra. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra entra em cartaz na ArtEEdições Galeria a partir de 29 de março e tem obra imersiva de destaque na próxima edição da SP-Arte, (de 03 a 07 de abril) junto com a obra imersiva inédita “Supernova – Domo” – um domo digital de cinco metros de diâmetro, como um planetário de supernovas.

Na série, Sergio Coimbra é protagonista de sua obra e utiliza elementos do cotidiano, como alimentos, para narrar o crepúsculo de uma estrela de uma maneira nunca antes vista. São cenas que remetem a uma forte explosão de cores e elementos em colisão. Para o curador Marcello Dantas

“Esta série nos propõe a refletir sobre onde estamos na fronteira da razão e da imersão. É sobre ver coisas grandiosas nas pequenas coisas, como o universo em um grão de comida. É enxergar o planetário na dimensão de um prato e perceber a luz transformar tudo em volta”

Em uma sessão de fotos feitas na Itália com o chef Massimiliano Alajmo de Padova, Coimbra utilizou-se de uma técnica que denominou como spin e transformou ingredientes corriqueiros da cozinha, em cenas que lembram a forte explosão de cores e elementos em colisão, com grande similaridade ao evento cósmico que leva o nome de supernova. A partir destas imagens, nasceu a mostra e a obra imersiva que retratam um dos fenômenos mais fascinantes do universo.

Para SP-Arte 2019 será exibida parte do novo trabalho e a obra imersiva inédita Supernova – Domo, em que o espectador se deita como se fosse observar o céu por meio de um planetário – feito por um domo digital de cinco metros de diâmetro – que conta com projeções destas fotografias, onde o público poderá enxergar as luzes e beleza de um céu imaginário, repleto de supernovas. Uma visão poética da astronomia, por meio da gastronomia.

Já na ArtEEdições Galeria, será exibida a série completa com 13 obras, que estabelecem uma nova relação espacial para a arte, o teto. Por meio de pendentes de teto retro iluminados, as obras destacam e expandem a compreensão da imagem e dos ingredientes. Mais uma vez nesse projeto, Coimbra reforça o conceito de enxergar algo que está além do comum e trivial.

Para o curador da exposição Marcello Dantas, o macro, o universo e o desconhecido estão todos representados nas imagens de Coimbra, que borram as noções estabelecidas do que pode ser o espaço. “Esta série nos propõe a refletir sobre onde estamos na fronteira da razão e da imersão. É sobre ver coisas grandiosas nas pequenas coisas, como o universo em um grão de comida. É enxergar o planetário na dimensão de um prato e perceber a luz transformar tudo em volta”, afirma.

Na maioria dos casos, as imagens de uma supernova são frutos de uma simulação digital, produzidas por astrônomos a partir de uma reconstituição das ondas eletromagnéticas geradas no acontecimento que se quer ilustrar. Para sua interpretação acidental, Coimbra se aproveita de elementos do cotidiano, como os alimentos, e narra o crepúsculo de uma estrela de uma maneira nunca vista e, por isso mesmo, pela primeira vez registrada.

Supernova Sergio Coimbra

SP-Arte 2019
De 03 a 07 de abril de 2019
Pavilhão da Bienal – Parque Do Ibirapuera, S/N – Portão 3
Ibirapuera – São Paulo

ArtEEdições Galeria
De 29 de março a 28 de junho de 2019
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Recomenda-se agendamento prévio
Tel.: +55 11 3031-0142
Rua Estados Unidos, 1162 – Jardim América – São Paulo

Acesse os sites oficiais:   studiosc.com.br  |  arteedicoes.com.br

Instagram:  Studio Sergio Coimbra

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Confira as 10 raças de cães que as mulheres mais amam

Existem infindáveis raças para agradar aos mais exigentes gostos, mas existe alguma unanimidade entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *