Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Conheça a “Harbin Opera House” projeto da MAD Architects

Conheça a “Harbin Opera House” projeto da MAD Architects

harbin-opera-house-1

Abrigada nas zonas úmidas na capital da Heilongjiang, localizada ao norte da cidade chinesa de Harbin, a “Harbin Opera House” foi projetada como uma extensão do parque em que ela reside, pelo escritório MAD Architects.

Em 2010, MAD venceu o concurso público internacional para a Ilha Cultural Harbin, um plano geral para a Opera House, um centro cultural e o paisagismo circundante ao longo do rio Songhua.

harbin-opera-house-2

A Opera House é o ponto focal da Ilha Cultural, ocupando uma área de construção de aproximadamente 7.900 m2 com mais de 180 hectares de área total. Dispõe de um grande teatro que pode abrigar mais de 1.600 pessoas e um teatro menor para acomodar um público intimista de 400.

harbin-opera-house-3

Incorporado dentro de zonas úmidas de Harbin, a Opera House foi concebida em resposta à força e espírito do deserto selvagem ao norte da cidade e seu clima gelado. Surgindo como se fosse esculpida pelo vento e pela água, a edificação combina perfeitamente com a natureza e a topografia – a mescla entre identidade local, arte e cultura.

“Nós encaramos a Opera House como um centro cultural do futuro – um local de desempenho enorme, bem como um espaço público dramático que incorpora a integração do ser humano, da arte e da identidade da cidade, enquanto sinergicamente mistura-se com a natureza circundante,”

… disse Ma Yansong, fundador principal do MAD Architects.

harbin-opera-house-4

No exterior, a arquitetura faz referência à paisagem sinuosa da região. A fachada curvilínea composta por painéis de alumínio branco e liso suaviza os limites da edificação. O percurso começa ao cruzar a ponte para a Ilha Cultural de Harbin, onde a massa ondulante de arquitetura envolve uma grande praça pública, e durante os meses de inverno, funde-se com o ambiente de inverno nevado.

harbin-opera-house-11

A procissão arquitetônica coreografa uma narrativa conceitual, que transforma visitantes em artistas. Ao entrar no saguão principal, os visitantes verão grandes paredes de vidro transparente que medem o grande lobby, conectando visualmente o interior curvilíneo com a fachada exterior, chegando até a praça. Acima, uma parede de vidro cristalino avança sobre o grande lobby com o apoio de uma estrutura leve.

harbin-opera-house-5

Compostos por pirâmides de vidro, os suplentes de superfície suave e facetada, fazem referência à neve e gelo do clima gelado. Os visitantes são recebidos com a simples opulência de luz natural – tudo isso antes de tomar seu assento.

harbin-opera-house-7

harbin-opera-house-8

Apresentando um elemento acolhedor e convidativo, o grande teatro é revestido em madeira, emulando um bloco de madeira que foi corroído suavemente. As paredes de madeira envolvem suavemente o palco principal e os assentos do teatro.

A partir do proscênio para o mezanino, o uso de materiais simples e configuração espacial fornecem uma acústica de nível internacional.
O grande teatro é iluminado em parte por uma claraboia sutil que conecta o público ao exterior e à passagem do tempo.

harbin-opera-house-9

Dentro do segundo teatro, menor, o interior está conectado de forma transparente ao exterior pela grande janela panorâmica atrás do palco. Esta parede de vidro, à prova de som, oferece um cenário natural cênico para performances e ativa o palco como uma extensão do ambiente ao ar livre, inspirando oportunidades de apropriação.

harbin-opera-house-10

A Opera House enfatiza a interação e participação do público com o prédio. Ambos associados e público em geral podem explorar caminhos esculpidos na fachada do edifício e subir como se estivessem atravessando a topografia local.

harbin-opera-house-13

harbin-opera-house-12

No ápice, o visitante descobre um espaço de atuação aberto exterior que serve como uma plataforma de observação para os visitantes com a vista panorâmica do horizonte metropolitano de Harbin e as zonas pantanosas que a rodeiam abaixo. Após a descida, os visitantes retornam para a praça pública e são convidados a explorar este grandioso átrio.

harbin-opera-house-6

harbin-opera-house-14

Superando o complexo tipológico da Opera House, MAD articula uma arquitetura inspirada na natureza que remete a cultura e arte local. Como a Opera House aprofunda a conexão emocional do público com o meio ambiente, a arquitetura é, consequentemente, teatral, tanto no seu desempenho de espaços narrativos quanto no seu contexto dentro da paisagem.

Fotos: Iwan Baan

 

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Exposição SUPERNOVA Sergio Coimbra – Curadoria Marcello Dantas

Na série, Sergio Coimbra é protagonista de sua obra e utiliza elementos do cotidiano, como …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *