Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Escultora britânica Helen Marten ganha o Prêmio Turner 2016

Escultora britânica Helen Marten ganha o Prêmio Turner 2016

helen-marten-turner-prize-2

Ao longo de 32 anos de existência, o Turner Prize celebra um artista de origem britânica que se destacou no ano anterior

Na última segunda-feira, o mundo das artes se reuniu na Tate Modern para discutir a xenofobia e a intolerância e para celebrar a escultora Helen Marten como a ganhadora do Prêmio Turner deste ano.

Marten, de 31 anos, impressionou os juízes com suas esculturas de materiais incomuns, descritas pelo júri como “uma contribuição excepcional para o desenvolvimento contínuo da arte visual contemporânea”.

O júri, presidido pelo diretor da Tate Britain, Alex Farquharson, destacou as “qualidades poéticas e enigmáticas” de uma obra que convida o público a “considerar elementos familiares como se fossem observados pela primeira vez”.

Helen Marten Turner Prize

O Prêmio Turner, no valor de 25.000 libras, foi instituído pela Tate Britain para “promover o debate público” em torno da expressão artística, e distingue, desde 1984, um artista radicado no Reino Unido, com menos de 50 anos, que tenha apresentado um projeto próprio, nos 12 meses anteriores. A lista de vencedores dos prêmios anteriores incluem nomes como Damien Hirst e Tracey Emin.

helen-marten-turner-prize

Helen Marten foi distinguida em particular pelas exposições na Bienal de Arte de Veneza, em 2015, e na galeria nova-iorquina Greene Naftali, “Brood and Bitter Pass”.

Representada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), Helen Marten esteve presente nas feiras de arte contemporânea de Kassel (2014) e Zurique (2012), no Palais de Tokyo, em Paris (2012), e na Serpentine Gallery, London (2011).

No ano passado, um projeto de reabilitação de casas populares em Liverpool justificou a atribuição do prêmio ao atelier de arquitetura Assemble.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Obras de Van Gogh, Monet e Cézanne serão leiloados na Christie’s

O impressionismo e o surrealismo têm sido um gênero de arte admirado e aceito pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *