Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Jean-Michel Basquiat ganha primeira retrospectiva da carreira no Brasil

Jean-Michel Basquiat ganha primeira retrospectiva da carreira no Brasil

Com 80 peças, chegou a São Paulo uma retrospectiva do artista Jean-Michel Basquiat.

“Eu sei desenhar, mas não quero”, costumava dizer Jean-Michel Basquiat (1960-1988), conhecido por pinturas que lembram grafites e traços robustos que se assemelham a desenhos infantis.

Nos anos 1970, o artista negro começou a ganhar popularidade ao pichar muros em Nova York com a assinatura de “SAMO” (“same old shit”, ou “mesma merda de sempre”) passando depois ao suporte convencional das telas.

“Ele queria ser visto, por isso grafitava em lugares que chamassem a atenção”, diz Pieter Tjabbes, que assina a curadoria da primeira retrospectiva do artista no Brasil.

A mostra, que foi aberta no CCBB, conta com cerca de 80 obras do artista do acervo do israelense Jose Mugrabi.

Considerado o maior colecionador de Basquiat no mundo – embora não revele quantas peças do artista possui, nem o valor pelo qual cedeu as obras ao CCBB – Mugrabi tem ainda em seu acervo peças de Andy Warhol (1928-87).

Quadro de Basquiat em exposição em Londres: entre os trabalhos apresentados, estão pinturas, desenhos, gravuras e cerâmicas (Tristan Fewings/Getty Images)


Segundo o curador da mostra, foi por colecionar trabalhos de Warhol que Mugrabi conheceu Basquiat.

No CCBB, estarão expostas três telas da dupla. “Eles tinham uma relação muito intensa”, explica o curador, frisando que, no entanto, o cunho não era sexual. “Basquiat gostava de meninas.”

Além de telas, há na exposição desenhos e objetos -caso da porta de um apartamento em que o artista morou com uma namorada e traz escritos como “famous negro athlets” (famosos atletas negros), um aceno crítico de Basquiat ao fato de que, na época, negros só atingiam a fama se fossem jogadores de basquete ou cantores de jazz.

JEAN-MICHEL BASQUIAT
Quando? Até 07/04, quarta a domingo das 9h às 21h
Onde? CCBB – Rua Alvares Penteado, 112
São Paulo / Tel. (11) 3113-3651

Quanto? Entrada gratuita

Via | CCBB

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Apple confirma novos fones de ouvido Powerbeats Pro em 4 cores

Na semana passada, houve um vazamento de fotos dos fones de ouvido Powerbeats Pro para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *