Home / Lifestyle / Museus / Rio de Janeiro inaugura o “Museu do Amanhã”

Rio de Janeiro inaugura o “Museu do Amanhã”

museu-do-amanha-rio-janeiro-4

O Museu do Amanhã foi inaugurado na quinta-feira 17/12 mas só foi aberto ao público no sábado (19/12). Ele está localizado na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O projeto arquitetônico é assinado pelo catalão Santiago Calatrava, que elaborou um edifício futurístico, inspirado na imagem das bromélias que viu quando fazia sua pesquisa de campo no Rio.

A obra capta água do fundo da baía de Guanabara para fazer toda a refrigeração, circulando pelo edifício e devolvida filtrada ao meio ambiente; e tem abas laterais móveis para que os painéis de energia solar captem a maior quantidade possível ao longo do dia.

Para comemorar, um “Viradão do Amanhã” será realizado na praça. Ao longo de 36 horas, o evento gratuito reunirá mais de 20 atrações culturais para todas as idades. O novo espaço de cultura da cidade estará aberto com entrada gratuita durante todo o sábado (19) às 18h de domingo (20).

museu-do-amanha-rio-janeiro-2

Sobre o Museu

Por fora, uma arquitetura inovadora assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e que foi inspirada nas bromélias do Jardim Botânico. Por dentro, zonas interativas, uma sala de cinema 360 graus e um Churinga – o único objeto em exibição no museu. Uma peça das antigas civilizações aborígenes australianas que representa todo o conhecimento e uma espécie de conexão entre passado, presente e futuro.

museu-do-amanha-rio-janeiro-3

Dentro do Museu do Amanhã foi construído um auditório com instalações adaptadas para portadores de deficiência. O espaço conta com quase 400 lugares e será utilizado para palestras e apresentações artísticas. Além disso, o museu tem um salão de exposições com 600 m² e um restaurante com vista panorâmica. Quem quiser almoçar no local poderá observar um monumento na parte de trás do museu, a peça de alumínio foi denominada como diamante estrela semente e tem cerca de três toneladas.

De onde viemos e para onde vamos?

A exposição principal elabora respoatas a cinco questões:  De Onde Viemos? Quem Somos? Onde Estamos? Para Onde Vamos? Como Queremos Ir?

As possíveis respostas são alimentadas por dados fornecidos por instituições do mundo todo, até então 80 delas, incluindo aí Nasa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o MIT.

31 cientistas e pesquisadores participaram dos debates para a elaboração do conteúdo do museu ou inspiraram a concepção da narrativa, segundo a organização, .

O grande domo de 360 graus, é um dos grandes destaques do museu. Ele simula uma espécie de portal cósmico, mergulha o visitante em diferentes mundos, desde o subatômico das partículas elementares, do oceano, do sol e dos nossos neurônios. O filme de oito minutos foi produzido pela O2 Filmes, de Fernando Meirelles.

Na instalação “Antropoceno”, onde seis grandes totens espelham imagens da aceleração da atividade humana na Terra.

museu-do-amanha-rio-janeiro-7

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o Banco Santander.

Museu do Amanhã
Praça Mauá – Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

 

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Pinacoteca é eleito o melhor museu do Brasil e o 19º do mundo

A instituição brasileira lidera os rankings do Brasil e da América do Sul e  figura …

Um comentário

  1. bete santana

    Gostaria que todas as pessoas do meu convívio tivessem a oportunidade de visitar essa obra artístico-cultural-futurista. É fantástico. Muito obrigada a todos que contribuíram para que isso fosse possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *