Home / Lifestyle / Arte & Cultura / Nova sede do Instituto Moreira Salles é inaugurada na Avenida Paulista

Nova sede do Instituto Moreira Salles é inaugurada na Avenida Paulista

Localizada na avenida mais plural da cidade, nova sede do IMS tem vocação para apresentar uma programação multifacetada e de qualidade

Realizando uma antiga aspiração e consolidando sua presença em São Paulo – o mais importante cenário cultural do Brasil – o Instituto Moreira Salles abre as portas de sua nova sede, no 2424 da avenida Paulista.

O novo centro cultural, com projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. São sete andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis.

Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quarto pavimento o ambiente de entrada e convívio do centro cultural, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, a loja/livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.

Exposições de abertura

Com abertura para o público a partir de 20 de setembro, o IMS abrigará três exposições temporárias. A coleção “Os Americanos” do fotógrafo suíço Robert Frank, “Corpo a Corpo”, que conta com imagens que tratam de conflitos sociais brasileiros, assinadas por Bárbara Wagner, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, a artista Sofia Borges e os coletivos Mídia Ninja e Garapa.

Videoinstalação “The Clock”, de Christian Marclay, é uma das exposições de inauguração


A última mostra é a videoinstalação “The Clock”, do artista suíço-americano Christian Marclay. A videoinstalação tem 24 horas de duração e é composta por milhares de cenas de cinema e TV que fazem referência ao horário do dia. A obra recebeu o Leão de Ouro na 54ª Bienal de Veneza, em 2011, e desde então tem levado milhares de visitantes a dezenas de museus ao redor do mundo.

Durante o período de exibição no IMS Paulista, The Clock terá nove apresentações de 24 horas, sempre de sábado para domingo, permitindo ao público experimentar a obra na íntegra. Nessas ocasiões o centro cultural ficará aberto durante as madrugadas, pois a obra será projetada ininterruptamente, das 10h do sábado às 20h do domingo.

Instituto Moreira Salles
Avenida Paulista, 2424
Cerqueira César – São Paulo

Via |  Instituto Moreira Salles

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Apple confirma novos fones de ouvido Powerbeats Pro em 4 cores

Na semana passada, houve um vazamento de fotos dos fones de ouvido Powerbeats Pro para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *