Home / Motores / Aviação / NASA desenvolve o avião elétrico X-57

NASA desenvolve o avião elétrico X-57

Projeto promete acelerar o lançamento de um avião com emissão zero de poluentes.

nasa-x-57-aviao-eletrico-1

A Nasa está desenvolvendo um avião elétrico que promete acelerar o lançamento de uma aeronave que não emita poluentes, utilize menos energia e possua uma velocidade maior do que a das aeronaves atuais.

O projeto chamado X-57 acomoda apenas o piloto; entretanto, a agência espacial já planeja aeronaves que transportem um número maior de pessoas e de carga.

O X-57 conta com 14 motores elétricos e suas hélices são montadas em asas muito finas que não podem aumentar a carga experimental prevista em operações de decolagem e pouso. Este ponto negativo é compensado pelo grande número de hélices no bordo de araque da asa, que sopram ar sobre elas mesmas, aumentando a sustentação do avião.

nasa-x-57-aviao-eletrico-2

Dos 14 motores utilizados na decolagem e no pouso, apenas dois são necessários após a aeronave atingir o regime de cruzeiro. Os desenvolvedores do avião, que terá um alcance limitado em torno dos 160 km e até 1  h de autonomia, esperam que à medida que a tecnologia das baterias for evoluindo, possa ocorrer um aumento significativo na potência.

nasa-x-57-aviao-eletrico-3

A Nasa tem quatro anos para desenvolver o X-57. O primeiro passo é a conversão de um bimotor italiano Tecnam em um avião totalmente elétrico. Assim, a agência espera poder demonstrar que a mudança para um sistema de distribuição elétrico dependente de 14 motores é cinco vezes mais eficiente, em termos de energia, quando comparado a uma aeronave ortodoxa.

Atualmente, a aviação comercial contribui com até 11,5% para o total de emissões de poluentes geradas por atividades de transporte nos EUA. Já em âmbito global, esta taxa representa somente 3%.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Novo Aston Martin DBS Superleggera Volante faz 340 km/h

Com o DBS Superleggera Volante, a Aston Martin lança o modelo conversível mais rápido da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *