Início / Motores / Náutica / Marina Verolme, em Angra dos Reis, é a gigante dos mares

Marina Verolme, em Angra dos Reis, é a gigante dos mares

A Marina Verolme é o maior polo náutico da América Latina, além de ser líder na implantação do conceito de marina auto-sustentável.

marina-verolme

Situada num lugar privilegiado da costa de Angra dos Reis, a Marina Verolme tem uma localização estratégica, no km 469 da Rodovia Rio-Santos, a 140 km do Rio de Janeiro e a 350 km de São Paulo. Empreendimento visionário do empresário Antonio Carlos Lobato, a Verolme foi fundada com o objetivo de implantar o Polo Náutico de Angra dos Reis – PINAR, em 2001, inspirada nas modernas marinas de serviço americanas.

Originalmente pensada para outra área, acabou estabelecendo-se em uma parte de aproximadamente 330.000m² da área total ocupada pelo então Estaleiro Verolme, daí seu nome. Inaugurada em 2002, “em menos de cinco anos nos tornamos o maior polo náutico da América Latina.

marina-verolme-2

Atualmente, concentramos todos os serviços necessários à construção, manutenção e guarda de embarcações de lazer e serviço. O polo reúne mais de 70 empresas, entre estaleiros, oficinas e prestadores de todos os tipos de serviços ligados à atividade náutica. O resultado dessa força empreendedora é uma estrutura completa, organizada e eficiente, pronta para atender todas as necessidades de quem deseja desfrutar dos prazeres do mar”, diz Lobato.

A questão ambiental envolve todos os segmentos operados pela Verolme e está no cerne de sua concepção

Sendo um empreendimento voltado para o lazer, a questão ambiental é cerne da sua concepção e envolve todos os segmentos operados pela marina, como, por exemplo, controle dos resíduos oleosos, dos resíduos sólidos e dos efluentes sanitários; controle do limite de velocidade nos canais de Navegação e no interior da marina; monitoramento de ecossistemas costeiros, para correção de possíveis impactos, e da qualidade da água e do transporte de sedimentos. Os quebra-mares flutuantes e sobre estacas com pneus transformaram-se em um berçário marinho, onde se encontram diversas espécies de peixe, cavalos marinhos e tartarugas. Este berçário faz parte do projeto Bemar-Berçário Marinho, idealizado e chefi ado pelo biólogo João Victal, com sede em Tarituba, entre Paraty e Angra, e converteu-se na menina dos olhos de todos que lá trabalham.

marina-verolme-3

Outra medida importante envolve os holding tanks, que ainda não são uma exigência das autoridades brasileiras para os barcos de passeio, ao contrário dos Estados Unidos, onde 100% da frota de barcos já está esquipada com eles. Quando pelo menos 20 barcos usuários da Marina estiverem equipados com o ‘holding tank’ para seus esgotos e dejetos, poderão contar com a instalação, já prevista, do sistema de esgotamento das caixas sépticas das embarcações atracadas nos piers, por meio de equipamento móvel, denominado “pump out”, que aspira os resíduos das caixas sépticas, armazena-os e os conduz à rede coletora de esgotamento sanitário.

marina-verolme-4

Um dos primeiros a comprar e implantar o conceito de marina auto-sustentável, o grupo BR Marinas – Verolme e Piratas – foi convidado a fazer parte do Grupo de Trabalho Náutico do Ministério do Turismo, por meio de sua Diretora e Vice-Presidente, Gabriela Lobato, que nos diz:

“Participar desse grupo de trabalho tem sido uma experiência muito interessante, onde temos a oportunidade de reiterar junto às autoridades brasileiras a idéia de que marinas não são atividades poluentes. Ao contrário, concebidas dentro dos padrões e parâmetros de conservação ambiental, são importantes portas de entrada para o turismo local e devem, portanto, ser incentivadas.”

marina-verolme-5

Atualmente, 1300 pessoas circulam diariamente na Marina Verolme entre empregados, tanto da marina como das empresas ali ancoradas, fornecedores e visitantes. Um pequeno exército que, além de desfrutar a beleza do visual, respira o ar puro da beiramar de Angra dos Reis, e convive com os mais avançados conceitos da vida em harmonia com o meio ambiente. Um luxo!

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

Porto Montenegro, um paraíso exclusivo de marina e iatismo

Bem vindo ao centro do Mediterrâneo onde o cenário do Porto Montenegro não só oferece uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *