Início / Motores / Royal Enfield revela motocicleta conceito Concept KX no EICMA

Royal Enfield revela motocicleta conceito Concept KX no EICMA

Motocicleta conceito foi concebida em apenas seis meses pelas equipes de design industrial da marca e é baseada em potente máquina da década de 30. 

A Royal Enfield escolheu o EICMA 2018 para apresentar uma criação própria inédita. A Concept KX é uma motocicleta conceito desenvolvida em apenas seis meses pelo talento e criatividade das equipes de Design Industrial da Royal Enfield na Índia e no Reino Unido, que trabalharam juntas no projeto. A máquina foi baseada em um modelo homônimo de 1.140 cc, que era descrito em 1938 como “a última palavra em motociclismo de luxo”.

Desenvolvida a partir do zero, a Concept KX reflete bem a popularidade das motocicletas retro-modernas, combinando a aparência clássica de uma motocicleta baixa, longa, assentada sobre rodas grandes e com suspensão dianteira em braço oscilante, com a tecnologia e métodos de design de ponta aplicados em materiais como cobre e couro.

A Concept KX reflete bem a popularidade das motocicletas retro-modernas, combinando a aparência clássica de uma motocicleta baixa, longa, assentada sobre rodas grandes e com suspensão dianteira em braço oscilante, com a tecnologia e métodos de design de ponta aplicados em materiais como cobre e couro.

Depois de uma fase de estudo de possibilidades, dois projetos foram escolhidos e produzidos em modelos de argila em tamanho real – um com uma aparência mais “neoclássica” e outro mais futurista. A máquina conceito exposta no EICMA é o resultado final da mistura das duas.
A máquina presenta recursos como a suspensão dianteira em braço oscilante recriada em projeto de alta tecnologia, um conjunto óptico revivido de uma forma moderna, suspensão traseira com visual de Hardtail e balança traseira com braço oscilante somente em um dos lados da motocicleta.

Os faróis dianteiro e traseiro tem o aspecto negative space tipicamente vistos em motocicletas pré-guerra e incorporam uma versão estilizada do emblema Redditch ‘E’ da Royal Enfield. Outras características de época do projeto são a ausência de baterias grandes, componentes eletrônicos e fiação complexa.

O motor V-Twin foi a base do desenvolvimento do projeto, com as alterações sendo pensadas a partir dele. Depois de uma fase de estudo de possibilidades, dois projetos foram escolhidos e produzidos em modelos de argila em tamanho real – um com uma aparência mais “neoclássica” e outro mais futurista.

A máquina conceito exposta no EICMA é o resultado final da mistura das duas

A máquina presenta recursos como a suspensão dianteira em braço oscilante recriada em um projeto de alta tecnologia, um conjunto óptico revivido de uma forma moderna, suspensão traseira com visual de Hardtail e balança traseira com braço oscilante somente em um dos lados da motocicleta. Os faróis dianteiro e traseiro tem o aspecto negative space tipicamente vistos em motocicletas pré-guerra e incorporam uma versão estilizada do emblema Redditch ‘E’ da Royal Enfield. Outras características de época do projeto são a ausência de baterias grandes, componentes eletrônicos e fiação complexa.

O quadro e a caixa de ar fazem parte da estrutura da motocicleta em conjunto com o motor e o assento tem formato de arco. O visual mais limpo é reforçado por um sistema elétrico compacto e peças usinadas em CNC presentes nos aros das rodas e cabeçotes do motor. A pintura é feita nas cores verde e preta clássicas, complementadas por pinstripping em cor de cobre pintado à mão, acabamentos pretos para o motor e escapamento e o uso de couro envelhecido para o banco e as manoplas correspondentes.

A Royal Enfield “Concept KX” se manterá como uma motocicleta conceito não será destinada à produção em escala.
– Acesse este link para ter acesso às imagens da Concept KX, da Royal Enfield KX original da década de 30 e do processo de construção do novo modelo.

Sobre a Royal Enfield

A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua – fez seu primeiro modelo em 1901. É uma divisão da Eicher Motors Limited e criou o segmento de motocicletas de média cilindrada na Índia, com suas máquinas clássicas modernas e inconfundíveis. Com sua terceira fábrica em Chennai, a Royal Enfield é capaz de aumentar sua produção rapidamente, acompanhando a demanda por suas motocicletas. Com mais de 50% de crescimento anual nos últimos cinco anos, a Royal Enfield vem se tornando um player muito importante no mercado global de motocicletas de média cilindrada e trabalha para reinventar esse espaço, com motocicletas que são evocativas e divertidas de pilotar.

Além da Índia – maior mercado da marca, a Royal Enfield está presente em mais de 50 países globalmente, com 17 lojas exclusivas da marca em cidades-chave como Milwaukee, Londres, Paris, Madri, Barcelona, Melbourne, São Paulo, Bogotá, Medellín, Dubai, Bangkok, Jacarta, Manila, Ho Chi Minh e Buenos Aires. No Brasil estão disponíveis os modelos Bullet 500, Classic 500 e Continental GT 535cc.

A Royal Enfield também organiza e apoia muitos eventos de motociclismo e passeios globais, como o Rider Mania, o Himalayan Odissey e o One Ride. Para saber mais sobre a Royal Enfield, suas motocicletas, passeios e outras iniciativas no Brasil, visite o site oficial:

Junte-se a uma das maiores comunidades de entusiastas de motocicletas! Curta a Royal Enfield Brasil no Facebook e Instagram.
Acompanhe a marca com as hashtags #RoyalEnfieldBrasil e #Motopurismo.

www.royalenfield.com/br

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Veja Também

Lotus está suposta a construir um hipercarro elétrico de U$ 2,6 mi

Já há algum tempo, todos os novos lançamentos da Lotus foram todos modelos de edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *