Home / Motores / Veículos / Ford GT 2017 terá supervidro de um smartphone

Ford GT 2017 terá supervidro de um smartphone

Comum nos celulares e nos tablets, novo tipo de vidro mais fino e resistente fará a sua estreia no mundo dos automóveis. 

ford-gt-2016-6

Diante dos numerosos desafios enfrentados pela indústria automobilística na atualidade, a economia de combustível e emissões de CO2 são os principais. No entanto, a montadora Ford conseguiu, ainda, se preocupar também com o tamanho do novo supercarro GT.

O novo esportivo Ford GT não terá como destaque apenas os mais de 600 cv do seu motor 3.5 V6 biturbo. O modelo, que chega ao mercado no próximo ano, será o primeiro automóvel a contar com o “Gorilla Glass”, um tipo de vidro mais leve e resistente e que é mais conhecido pelo seu uso na tela dos smartphones.

ford-gt-2016-1

Quando o assunto é tecnologia automotiva, o vidro não é o principal elemento a ser discutido. Ele é, porém, um dos elementos que mais contribuem para a massa do veículo e, exatamente por isso, recebeu atenção especial da montadora. Um vidro com mais ou menos 4,5 m², por exemplo, pode pesar aproximadamente 35 kg e aumentar muito o peso total do carro.

ford-gt-2016-2

Como a massa pode ser a pior inimiga do desempenho e da eficiência, a Ford, há mais de dois anos, recorreu ao seu fornecedor de longa data, a Corning, para desenvolverem em conjunto o conceito de veículo leve e multi-materiais (MMLV – sigla em inglês para multi-material lightweight vehicle). Com base em carros sedan de tamanho médio, os engenheiros da Ford utilizaram magnésio, fibra de carbono e vidros “Gorila Glass” para cortar o peso em 23%.

Por influência de Steve Jobs

O “Gorilla Glass” ficou bastante conhecido por volta de 2007, quando a Apple lançou seu primeiro iPhone. A antiga tela era plástica, mas após os vários testes feitos com protótipos, Steve Jobs decidiu investir em uma tecnologia menos suscetível a arranhões. Desde então, mais de 4 bilhões de dispositivos móveis equipados com o Gorilla Glass estão espalhados pelo mundo.

ford-gt-2016-3

Os primeiros GTs a serem entregues aos clientes em 2016 serão equipados com o novo para-brisa Gorila Glass, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Corning e a Ford. O modelo tradicional consiste em duas camadas de vidro de cal de soda, que são separados por uma camada central de plástico adesivo. Já o novo sistema substitui a camada central por Gorila Glass.

ford-gt-2016-5

Desenvolvido em parceria com a Corning, empresa americana que detém a patente do produto, o novo para-brisa Gorilla Glass é até 50% mais fino e 30% mais leve do que uma peça feita de vidro laminado comum, com a vantagem de ser também mais resistente a riscos e impactos. O novo material será usado também na cobertura do motor do esportivo.

ford-gt-2016-4

Veja outro vídeo abaixo onde mostra o desenvolvimento do Gorilla Glass:

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Daymark C5 Go é o kart mais rápido e o mais caro do mundo

Para dirigi-lo, você tem que gostar da velocidade e de grande emoção. Se você não …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *