Home / Notícias / 32ª Feira do Livro de Brasília traz mais de 120 expositores literários

32ª Feira do Livro de Brasília traz mais de 120 expositores literários

Entre atrações, youtubers e palestra sobre obras de William Shakespeare. 
Evento será realizado no Centro de Convenções entre 16 e 24 de julho. 

32-feira-do-livro-brasilia

A Feira do Livro de Brasília chega em 2016 à sua 32ª edição e será realizada entre os dias 16 e 24 de julho, com o tema “Meu Mestre, Meu Livro”. O evento terá lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contará com a presença de diversos autores de peso no cenário literário nacional, como Leonardo Boff, Antônio Carlos Secchin, Miriam Leitão, Frei Betto, André Vianco, FML Pepper, Elaine Elesbão, Cristiane Sobral, Roger Mello, Jonas Ribeiro, Maurício Gomyde, sendo mais de 150 autores entre internacionais, de outras unidades da federação, do DF e Entorno e do Centro-Oeste.

lorena-reginatoUma das novidades desta edição é a presença das youtubers Lorena Reginato (Careca TV – foto ao lado), Juliana Cirqueira (Nuvem Literária) no primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Literários e ainda Vitória Moraes (Viih Tube).

Além dos lançamentos literários habituais, também contará com palestras e debates acerca das obras do escritor William Shakspeare (1564-1616), inclusive com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, em homenagem ao aniversário de 400 anos da morte do poeta inglês.

No total, serão cerca de 100 estandes para 120 profissionais exporem seus trabalhos para o público esperado de mais 200 mil pessoas durante todo o evento. Serão cerca de 300 eventos sendo realizados simultaneamente, entre workshops, palestras, contações de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, debates, lançamentos e sessões de autógrafos de livros. A entrada é franca e a Censura é Livre.

Como novidade desta edição, a Feira do Livro de Brasília será sede de diversos encontros, como o I Encontro Nacional de Blogueiros Literários, o I Encontro Nacional dos Escritores Jovens, o Encontro da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, Programa do Entorno/Ride, Literatura Oral no Espaço Rapel (Rap e Cordel) e o Encontro Distrital de Agentes de Leitura do Programa Mala do Livro

Encontro Nacional de Blogueiros Literários: será a primeira edição do movimento, onde youtubers ligados à literatura participarão de bate-papos e palestras. Será realizado nos dias 16 e 17 de julho, no Auditório Águas Claras, no Espaço de Oficinas e no Café Literário. Destaque para Lorena Reginato, do canal Careca TV, que conversará sobre seu livro “O sonho de Lorena: uma história de superação e coragem”, no dia 16.


Escritor de Águas Lindas-GO Dérik Reis
Escritor de Águas Lindas-GO Dérik Reis

espaco4
Encontro Nacional dos Escritores Jovens: nos dias 23 e 24 de julho, no Auditório Alvorada, no Café Literário, no Espaço Rapel e Oficinas, jovens escritores se reunirão para dividir experiências, ministrar oficinas para quem quer começar a escrever e debater as dificuldades encontradas no cenário nacional. Os destaques ficam por conta do Baile dos Escritores Jovens, no espaço Rapel (Rap, Poesia e Cordel), no dia 24, para a mesa “Escrevi meu livro e agora?”, às 10h, com Maurício Gomyde (DF), Tagore Alegria (DF) e Flávio Vieira (DF) e pela palestra do blogueiro, artista plástico e escritor goiano Hector Ângelo, de 13 anos.

Encontro da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa: Será realizada nos dias 17 e 20 de julho, com diversos debates sobre a literatura nos países de língua portuguesa e exibição de vídeos sobre poetas portugueses. Destaque para as palestras Direitos humanos nos países da CPLP, por Dr. Melillo Nascimento, vice¬presidente da Comissão de Justiça e Paz de Brasília/CNBB ¬ e O Brasil não foi colônia, por Dr. Loryel Rocha, presidente do Instituto Mukharajj Brasilan, Rio de Janeiro), além dos lançamentos dos livros “A peleja de Delmiro Gouveia com o progresso” de Jairo Mozart e “Jardim fechado: uma antologia poética” de Raquel Naveira, tudo no dia 20 de julho

Programa do Entorno/Ride: espaço destinado aos escritores e músicos das cidades do Entorno de Brasília. Nos dias 16, 17, 18, 20 e 23 de julho. Abertura do espaço será feita pela Orquestra Caipira Alma Sertaneja, e contará com o lançamento do livro “Glamour entre o amor e a vingança” de Dérik Reis, morador de Águas Lindas de Goiás.


Escritor Flávio Vieira

Escritor Flávio Vieira


Literatura Oral no Espaço Rapel (Rap e Cordel): Espaço para apresentações musicais e literárias de diversos tipos, como saraus, literatura de cordel e apresentações de Rap. Destaque para a batalha de MC’s com Elementum/Elton Henry com coordenação de Hézio Teixeira e do Mc Meleca. Terá programação para todos os dias da Feira do Livro de Brasília.

A Feira do Livro de Brasília foi criada em 1981 e volta a ser realizada depois de três anos. Para um dos três membros da coordenação colegiada da feira, Marcos Linhares, essa edição vem com uma estrutura muito maior do que dos anos anteriores. “É a maior e mais completa do DF, e também a segunda mais antiga do Brasil. E estamos orgulhosos por contarmos com o protagonismo dos escritores de Brasília. Colocamos no mezanino da Ala Sul do Centro de Convenções, o Café Literário, o espaço da literatura oral, o espaço das oficinas, além de um local que irá servir de suporte para a imprensa. A Feira do Livro faz parte da vida do brasiliense, já passou por diversos locais, como o próprio Centro de Convenções, o Parque da Cidade, a Esplanada dos Ministérios e o Pátio Brasil Estamos fazendo um evento para públicos de todos os gostos ”. Segundo Linhares, a leitura precisa ser cada vez mais incentivada na capital federal. “Hoje nós podemos ver uma geração cada vez mais tecnológica, dinâmica e rápida. O livro precisa estar presente nessa geração, e a Feira possui essa importância. Há tantos espaços culturais fechados em Brasília, não podemos deixar de propagar a cultura em nossa cidade.”

Com o tema “Meu Mestre, Meu Livro”, o evento abre espaços para docentes de todo o país lançarem suas recentes publicações. Linhares afirma que um dos objetivos da Feira do Livro é deixar um legado cultural e literário para a cidade. “Queremos inserir a cultura do livro na população do DF, principalmente para os estudantes. Iremos levar cinco famosos escritores para as escolas da cidade, ter uma conversa olho no olho com os alunos, instigar a leitura deles.” De acordo com o organizador, dos cinco convidados, dois são membros da Academia Brasileira de Letras.

Serviço
32ª edição da Feira do Livro de Brasília
Data: 16 a 24 de julho de 2016
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF
Horário de funcionamento: das 09h às 21h
Entrada franca

Via |  Feira do Livro de Brasília

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Embraer abre 100 vagas para o Programa de Estágio 2019

A Embraer iniciou as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2019. Cerca …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *