Home / Negócios / Bens de luxo de segunda mão é a nova onda no mercado francês

Bens de luxo de segunda mão é a nova onda no mercado francês

franca

O mercado de segunda mão de bens de luxo está em alto crescimento.

Uma década atrás, os amantes franceses de moda “high-end” não teriam sonhado em comprar um acessório de moda de luxo usado.
Agora, o mercado de segunda mão de bens de luxo está crescendo, graças à internet.

A grande mudança começou com a crise econômica que atingiu o mundo em 2008, quando vários países se deram conta que o valor agregado de seus produtos poderia salvá-los. No caso da França, onde algumas empresas fecharam suas portas e técnicas artesanais e de produção começaram a desaparecer, diversas campanhas foram organizadas para mobilizar os diferentes setores, que temiam ver a indústria extinta.

Mas o ponto delicado no debate sobre a produção interna é quase sempre a questão do custo. Afinal, os gigantes asiáticos ainda praticam preços imbatíveis, principalmente quando se produz em grandes quantidades.

Para promover a produção local, Arnaud Montebourg, ex-ministro francês da Economia, chegou a posar na capa de uma revista vestido com uma blusa de marinheiro produzida na França.

artigos-luxp

Poder da web e das redes sociais catapultou o mercado de luxo de segunda mão, até então restrito a pontos de venda especializados.

Os sapatos de grife se empilham no armário. Os “stilettos” eram a paixão de seu ex, que a presenteava com um novo modelo a toda hora. Hoje, Sophie, 48, revende os pares na internet, onde floresce o comércio de artigos de luxo de segunda mão.

“Não faz sentido guardar 150 sapatos. Minha última venda foi um Louboutin que usei apenas uma noite, por 220 euros”, conta. Um par novo custa cerca de 600 euros.

Em Estados Unidos, Europa e Ásia, o mercado de luxo de segunda mão na internet vai de vento em popa, já que o poder da web e das redes sociais catapultou o fenômeno, até então restrito a pontos de venda especializados.

“Até o ano 2000, o mercado era totalmente físico. Depois, foi evoluindo para a internet”, conta à AFP Delphine David, especialista da empresa Precepta.

O mercado de luxo de segunda mão mundial vende atualmente cerca de 3 bilhões de euros (cerca de 8,8 bilhões de reais), e a tendência é de forte crescimento a cada ano.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Kylie Jenner de 21 anos é nomeada a mais jovem bilionária

Aos 21 anos, Kylie Jenner é o bilionário mais jovem de todos os tempos, atingindo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *