Home / Negócios / Irmãos John e Patrick Collison são os novos jovens bilionários do mundo

Irmãos John e Patrick Collison são os novos jovens bilionários do mundo

Até ao início de 2017, o criador do Snapchat, Evan Spiegel, era o mais jovem multimilionário do planeta, mas isso mudou com a chegada de John Collison, o novo dono do título. Um pormenor pode ser suficiente para mudar uma vida (neste caso duas). É desta forma que pode ser sintetizada a história de John Collison, recentemente aclamado pela revista Forbes como o jovem mais rico do mundo.

Juntamente com o irmão Patrick Collison, de 27 e 29 anos respetivamente, John se aventurou e decidiu criar uma empresa numa área onde não faltam adversários à altura. Os dois irmãos irlandeses fundaram em 2010 a empresa tecnológica Stripe, uma empresa que já seduziu investidores e outros gigantes mundiais como a Apple, e que é considerada a mais segura do mundo para o processamento de pagamentos por cartão de crédito.

Foi, aliás, graças à Stripe que o patrimônio de cada um dos irmãos Collison já ultrapassou 1 bilhão de dólares.


Na galeria abaixo, você irá conhecer o pouco sobre a nova dupla multimilionária
e a mais jovem do mundo


 

1- John Collison (à esquerda) e Pattrick Collison (à direita) são a dupla mais promissora do empreendedorismo atual. Juntos fundaram a Stripe em 2010, uma empresa que fez deles os jovens mais ricos do mundo, cada um com uma fortuna que supera, atualmente 1 bilhão de dólares. Com o sucesso da empresa, os irmãos Collison destronaram o CEO do Snapchat como o jovem mais rico do globo.

2- Estima-se que a fortuna de John seja relativamente superior à do irmão, o que o torna oficialmente o maior e mais jovem multimilionário do mundo. Isto porque, na maior parte das vezes, é John quem representa oficialmente a empresa lá fora, quando não é possível aos dois irmãos estarem presentes em determinado evento.

3- Os dois irmãos cresceram numa pequena vila rural no oeste da Irlanda, Tipperary. Ambos estudaram em universidades americanas: em 2007 Patrick começou o curso de Matemática no MIT e em 2009, John foi aceito na Universidade de Harvard.

Curiosamente, ambos já eram milionários graças ao primeiro negócio da dupla, uma empresa de software que ajudou empresas e consumidores a fazerem negócios mais facilmente no site de vendas eBay. Com um futuro promissor pela frente, ambos escolheram abandonar os estudos que tinham iniciado para se dedicarem a tempo inteiro à empresa que criaram.

4- Um fator curioso sobre a empresa dos dois irmãos, a Stripe, é o fato dela não produzir ou vender nada diretamente ao cliente final. A Stripe consiste na produção de softwares que facilitam os sistemas de pagamento online para empresas e sites do mundo inteiro. A Stripe é considerada a empresa mais segura do mundo para o processamento de pagamentos por cartão de crédito.

5- No mundo tecnológico e financeiro não faltam concorrentes, é certo. Contudo, a Stripe conseguiu de tal forma, simplificar os processos de pagamento online para tantos clientes que atualmente, já trabalha com gigantes como a Apple.

Ao todo, a empresa já tem mais de 100 mil clientes espalhados pelo mundo e recentemente recebeu ondas de investimento (incluindo de gestores como Elon Musk ou o CEO da Paypal) que colocaram a avaliação da empresa na ordem dos 9,2 bilhões de dólares.

6- Curiosamente, nada deste estrelato mudou a vida de John Collison que se confessa sinceramente “envergonhado” sempre que lhe fazem perguntas sobre o seu novo estatuto. “É costume me perguntarem: ‘como isso mudou a sua vida?’ e esperam que eu responda que foi com um novo hobby excêntrico, como uma coleção de ovos de ouro ou corridas de iate”, explicou o jovem empresário à BBC.

7- Mesmo decidido a abandonar os estudos para se dedicar à empresa, o jovem conta que encontrou várias dificuldades em fazê-la crescer e chegar aos ouvidos de quem pudesse estar interessado na Stripe. No entanto, nenhum obstáculo serviu para desanimar os dois irmãos que continuaram a desenvolver um software que permitisse a todas as empresas receberem pagamentos de forma mais fácil, ao mesmo tempo que desenvolviam outras tarefas nos seus sites, como por exemplo, armazenar dados de clientes e oferecer sistemas de segurança.

8- Atualmente, os irmãos Collison dão emprego a 750 pessoas, incluindo 500 funcionários em São Francisco (EUA) e 150 distribuídos por Dublin, Londres, Paris e Berlim.

“Qualquer empresa com potencial na internet vai gerar interesse, e é isso é que os irmãos Collison estão fazendo com os pagamentos online”

… diz o jornalista Martin Veitch, editor de tecnologia do site IDG Connect.

“É um mercado competitivo. Claro que o valor da Stripe gera inveja mas ainda é cedo para avaliar (se o negócio terá mais sucesso)”, acrescenta.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Embraer abre 100 vagas para o Programa de Estágio 2019

A Embraer iniciou as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2019. Cerca …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *