Home / Notícias / Luiz Felipe Ponde lança livro amanha em Curitiba

Luiz Felipe Ponde lança livro amanha em Curitiba

Provocante, autor questiona fatos cotidianos e os analisa sob o prisma da filosofia.

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé lança o livro “Filosofia do Cotidiano” (ed. Contexto, 128 pág., R$ 33,00), participa de um bate-papo com o público e autografa a obra. O evento acontece amanhã (dia 27 de março), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749]. A entrada é franca.

A obra é um pequeno tratado sobre ‘questões menores’. Sempre provocante, Pondé aborda assuntos com as quais nos deparamos frequentemente ao longo da vida. Assim, o autor não vai discorrer sobre de onde viemos e para onde vamos… ou ao menos, não diretamente.

Vida com sentido

E por que este olhar filosófico sobre o dia a dia é importante? Sócrates dizia que uma vida não pensada não vale a pena ser vivida – talvez haja um exagero aqui, mas deixemos isso pra outro momento. Por “pensada” ele quer dizer “filosófica”, uma vida analisada de forma distante do banal.

“A banalidade na vida é uma forma de ácido que tudo corrói, reduzindo o cotidiano ao vazio. A alma é um ser que habita o mundo do sentido. Uma vida filosófica busca esse mundo do sentido e isso pode estar no detalhe. E encontrar sentido nas escolhas feitas não é pouca coisa”

… completa o autor.

Perguntas certas

Há uma distância histórica enorme entre os gregos antigos e nós, mas eles continuam sendo aqueles que fizeram todas as perguntas que nos orientam até hoje. De onde viemos? Por que existe o universo? Há mesmo o Bem e o Mal? Devo buscar uma vida honesta? Vale a pena ser bom? A linguagem descreve o mundo tal como ele é? O que é o amor? Existem formas distintas de amor? Como é a vida após a morte? Os deuses existem? E se existem, têm um plano para nós? O que é uma vida política justa? Como organizar essa vida? Enfim, tudo.



“Escrevo este livro sob as ‘bênçãos’ do trágico grego Eurípedes. Na sua tragédia Hécuba (esposa do rei de Troia, Príamo), Eurípedes se pergunta: existirão mesmo os deuses ou a contingência cega rege o mundo?”

Segundo Pondé, a resposta a essa questão é um divisor de águas, mesmo que você não saiba disso. Ela não é uma simples questão de um dramaturgo distante no tempo. É ela que atormenta você quando o cotidiano, na sua cegueira do hábito, é violentamente interrompido por um fato inesperado e indesejado. Ou mesmo no silêncio do detalhe, quando você acorda de manhã e sente um mau presságio naquele dia que, desgraçadamente, se realiza.

Ou quando algo de maravilhoso acontece e você sente que jamais mereceu tamanha bênção – se nunca se sentiu assim quando uma “graça” lhe acontece, quando algo de muito bom lhe acontece, você é um pobre de espírito, pois achar que você merece tudo de bom é uma falha grave de caráter. Cuidado: esse tipo de mau-caráter é hoje muito comum, mais do que antigamente.

Perfil

Luiz Felipe Pondé é filósofo graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela mesma instituição e pela Université de Paris VIII, além de doutorado também pela USP. É vice-diretor e coordenador de curso da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

É autor de diversas obras, colunista do jornal Folha de S.Paulo e comentarista da TV Cultura. Pela Editora Contexto, publicou também Contra um mundo melhor.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Filosofia do Cotidiano”, bate-papo e sessão de autógrafos com Luiz Felipe Pondé.
Quando: Amanhã (dia 27), às 19h30.
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749].
Quanto: A entrada é franca.

Mais informações:

Grupo Livrarias Curitiba
João Alécio Mem
Assessor de Imprensa / Eventos Culturais
Tel. 41-3330-6792 / 99124-9748
imprensa@livrariascuritiba.com.br

Via |  Livrarias Curitiba

Crédito das fotos: Divulgação

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Confira a primeira postagem no Instagram da Rainha Elizabeth

Omembro mais favorito da família real, a rainha fez sua estréia nas mídias sociais, compartilhando …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *