Home / Negócios / Vídeos podem ajudar a alavancar as vendas no e-commerce

Vídeos podem ajudar a alavancar as vendas no e-commerce

videos-ecommerce2

Os meios digitais são uma vitrine para diversos segmentos do varejo. Grande parte dos varejistas possuem páginas em diversas redes sociais e web sites, mas como aumentar o potencial dessas ferramentas de comunicação com o público?

De acordo com uma pesquisa da Cisco, até 2019 80% do tráfego online será de vídeos digitais, (em 2014 foram cerca de 67%). Outras pesquisas de comércios online indicam que as chances de compra podem aumentar em até três vezes quando um produto é apresentado com vídeo. A loja Stacks and Stacks registrou um aumento de 144%, por exemplo.

Além disso, de acordo com a Social Media Examiner, em 2015 os profissionais de marketing já apontavam o vídeo como o terceiro ponto mais importante de suas estratégias, perdendo apenas para blogging e uso de imagens.

videos-ecommerce1

Segundo o diretor de vídeos, Vitor Alli, o mundo mudou muito nos últimos anos e a Internet dinâmica (ou web 2.0) acabou com a imagem do mediador. “O boca-a-boca voltou a tomar força. Estamos interessados em ver os donos das empresas. O que nos inspira são as pessoas por trás das marcas”, afirma.

Para Alli, quanto menor o negócio e maior a proximidade do empreendedor com o espectador, maior será também a relação de confiança entre eles. “A Internet nos possibilita isso. Você mesmo ser a cara do seu negócio é uma das ferramentas que mais vão fortalecer a sua marca, a sua identidade e trazer mais confiança e autoridade para você”, avalia o profissional.

“E o que é melhor: sem custo em dinheiro. Não é à toa que grandes nomes da música, por exemplo, utilizam as redes sociais para entrar em contato direto com os fãs”, completa Alli.

No entanto, o especialista enfatiza que a educação audiovisual ainda não vem da escola e é necessário observar diversos detalhes para que os vídeos se tornem uma potencial ferramenta de vendas para marca. “No vídeo, não vale apenas o que é dito, mas também como é dito. O texto é só o início de todo o processo. O cenário, figurino, os gestos e expressões faciais, a luz, a movimentação em cena, o posicionamento e movimento da câmera, tudo está sempre comunicando algo para o seu público”, destaca Alli.

videos-ecommerce

Confira três dicas para a produção de um bom vídeo:

1. Acostume-se com a própria voz
Muitas pessoas dizem não gostar da própria voz e tenta, geralmente, engrossá-la nos vídeos, na tentativa de ganhar mais autoridade na fala. Isso é um grande engano. Faça exercícios de leitura em voz alta – com textos de jornal, revista, internet -, por diversos dias. Você vai se acostumar com a sua voz, prestar atenção na sua interpretação e melhorar a sua fluência na fala.

2. Alongue-se antes de gravar
No vídeo, tudo é um pouco maior do que na vida real e precisamos estar com o corpo ativado para não parecer desleixado, cansado, preguiçoso. Dê uma atenção aos braços, ombros pescoços e músculos da face. Isso vai fazer toda a diferença na energia do seu vídeo.

3. Estude o seu conteúdo
Nunca se coloque em frente às câmeras despreparado. Saber o que vai falar não necessariamente é escrever palavra por palavra. Tenha uma linha de raciocínio traçada antes mesmo de apertar o REC. Isso vai te ajudar a ficar mais seguro, enfrentar a câmera com mais naturalidade e assertividade. Evite cacos na fala, como “Hãnnnn”, “É…”, “Né?”, “Tá”, e certamente vai economizar o tempo dos seus espectadores. Quando sabemos o que vamos dizer, nós não retomamos pontos, vamos direto ao assunto e conseguimos muito mais clareza nas nossas explicações.

Com as ferramentas cada vez mais acessíveis é possível produzir um bom vídeo com poucos recursos. Por que não experimentar?

fmag

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Embraer abre 100 vagas para o Programa de Estágio 2019

A Embraer iniciou as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2019. Cerca …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *