Home / Turismo / As 13 torres mais famosas do mundo

As 13 torres mais famosas do mundo

Onde quer que vamos, em qualquer lugar que visitemos, parece que somos sempre atraídos e impressionados por estruturas altas e proeminentes, em parte porque são altas ou mais porque são especiais… ou costumava ser.

As torres em geral não possuíam propósitos habitacionais, mas sim mais especializadas, servindo como torres de relógio, estruturas defensivas ou funções de observação e comunicação. Hoje em dia, desde que a tecnologia assumiu esses papéis, a maioria das torres serve como museus ou oferece atividades turísticas de lazer.

As mais antigas datam de 8000 aC, como é o caso da torre Neolítico Jericó, e se estendem até os tempos atuais, com os mais modernos adotando abordagens mais excêntricas em seu design e arquitetura. Há muitas torres que se destacam mas aqui iremos abordar as mais famosas e importantes.


Veja as torres mais famosas do mundo


13. Torre Galata



Um marco especial do distrito de Galata em Istambul, Turquia datada de 1348, a Torre Galata foi construída como parte das fortificações que cercavam a colônia genovesa. Com uma altura de 67 metros e seu formato de cone, a torre se destaca permitindo uma excelente vista da cidade e da região. Depois que foi restaurada, seu papel foi convertido em um lazer e turismo, se tornando um restaurante e um café acolhedor, permitindo uma admiração serena da cidade enquanto saboreia uma boa xícara de café.

12. Torres Svanetianas



A província de Svaneti, no norte da Geórgia, é uma região repleta de torres defensivas que costumavam proteger as aldeias de avalanches e os ataques passados ​​das tribos procedentes do norte. Cada casa na aldeia tinha sua própria torre e a família tinha que cuidar dela, pois as torres svanetianas eram muito necessárias durante o inverno para proteger cada aldeia das avalanches. A mais antiga dessas torres data do século IX e ainda preserva a mesma forma arquitetônica que foi usada por quase cinco séculos para sua construção.

11. As duas torres de Bolonha



Construídas no século XII e XIII, as duas torres de Bolonha são as últimos remanescentes da rede defensiva da cidade, que abrangia um total de cerca de 180 torres. Chamadas de Asinelli e da Torre Garisenda em homenagem as famílias que pagaram pela construção, os dois marcos atingem 97,2 e respectivamente 48 metros acima da cidade.

10. Minarete de Jam



A torre  Minarete de Jam fazia parte de uma mesquita do século 12, mas uma inundação combinada com as invasões mongóis conseguiu deteriorá-la. Localizado na parte ocidental do Afeganistão, o minarete de 65 metros de altura ainda está na memória dos tempos passados.

9. Torre de Belém ou Torre de São Vicente



Também conhecida como a Torre de São Vicente, a Torre de Belém, em Lisboa – Portugal foi construída como uma medida defensiva para a cidade, mais tarde considerada um dos símbolos da Era dos Descobrimentos, devido ao papel significativo que desempenhou nesse período.

8. Qutb Minar



O Qutb Minar – ou minarete – agora um Patrimônio Mundial da UNESCO, é o segundo minarete mais alto da Índia. Localizado em Delhi, é uma impressionante torre de 73 metros de arenito vermelho e mármore com uma história que remonta ao ano de 1193.

7. Três Torres do Templo de Chongsheng



A antiga cidade de Dali, na província de Yunnan, na China, é a anfitriã das três torres do Templo de Chongsheng, que datam dos séculos IX e X. As construções de tijolos cobertos de lama branca criam um estilo único na arquitetura budista da China. São algumas das estruturas mais bem preservadas do templo, com a central tendo uma altura de 69,6 metros, tornando-se uma das mais altas em todo o país.

6. Torre CN



Com uma altura de 553 metros, a Torre CN é uma maravilha da arquitetura que serve como uma torre de comunicação e observação no centro de Toronto, no Canadá. Construída em 1976, a Torre CN era a estrutura e a torre mais altas do mundo antes da conclusão do Burj Khalifa. CN significa Canadian National e a torre é o marco da cidade e uma das modernas Sete Maravilhas do Mundo, declarada em 1995 pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

5. Minarete Espiral



A Minarete Espiral, também conhecidacomo a Minarete Malwiya, faz parte da Grande Mesquita de Samarra, no Iraque, concluída no ano de 851 pelo califa abássida Al-Mutawakkil. Ela costumava ser a maior mesquita do mundo, com uma altura de torre de 52 metros e uma rampa espiral de 33 metros de largura.

No século IX, a mesquita era conectada à torre somente por uma ponte e em 1278, a invasão do Iraque por Hulagu Khan foi destruída, restando apenas a minarete.

4. Torres de San Gimignano



San Gimignano é uma das mais belas aldeias da Itália, localizada na região da Toscana, famosa por seus vinhos e paisagens pitorescas. Em seus tempos de pico no passado, a vila foi defendida por nada menos que 70 torres, mas depois de ser devastada pela peste em 1348, lentamente diminuiu de importância, e tudo acabou restando apenas hoje  14 torres em reminiscências o que já foi a aldeia.

3. Big Ben


Um dos marcos mais conhecidos de Londres, o Big Ben é agora oficialmente conhecido como a “Elizabeth Tower” após o Jubileu de Diamante de Elizabeth II em 2012.

Concluído em 1858, o Big Ben tem o segundo maior relógio de quatro lados do mundo. O relógio e os mostradores foram desenhados por Augustus Pugin e a torre foi construída no estilo arquitetônico neogótico, amplamente popular na Inglaterra vitoriana.

2. Torre Inclinada de Pisa



Outra maravilha arquitetônica do nosso mundo, a Torre Inclinada de Pisa foi na verdade um erro de construção. O edifício começou em 1173 e, por causa de sua fundação precária, ficou inacabada por quase um século inteiro.

Para compensar a inclinação, os pisos foram construídos mais altos de um lado e a torre foi concluída apenas no século XIV. Durante o século 20, passou por reformas e foi aberta novamente ao público em 2001. Escalar dentro dela é uma experiência única.

1. Torre Eiffel



Provavelmente um dos marcos mais conhecidos em todo o mundo, a Torre Eiffel da cidade de Paris foi projetada pelo engenheiro Alexandre Gustave Eiffel em 1889 como o arco de entrada para a Feira Mundial daquele ano.

É o monumento pago mais visitado do mundo, com mais de 290 milhões de visitantes até 2017. Com seus 324 metros, a Torre Eiffel foi o edifício mais alto do mundo até 1930 e tem três níveis para visitantes, com restaurantes e um observatório no último andar.

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Transamerica Resort Comandatuba recebe torneio de golfe

Entre 02 e 05 de maio, o Transamerica Resort Comandatuba receberá uma nova edição do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *