Home / Turismo / Brasil / Ilhabela oferece esporte e lazer em quase 130 quilômetros

Ilhabela oferece esporte e lazer em quase 130 quilômetros

ilha-bela-sp-1

Distribuídas por 130 km de costa, as 42 praias de Ilhabela atraem mais de 400 mil pessoas no verão. Com 83% de área preservada por um parque estadual e muitas cachoeiras, o destino também é perfeito para caminhadas e banhos em meio à Mata Atlântica. Marcado por histórias e lendas de piratas, o mar que cerca o arquipélago é pontilhado por naufrágios, boa parte disponível para mergulhos.

E o canal formado entre a ilha e o continente tem os ótimos ventos que originaram o apelido de “Capital Nacional da Vela” para a cidade. No mês de julho, velejadores de todo o mundo colorem a região na tradicional competição da modalidade, a Semana Internacional de Vela.

Mas Ilhabela não é só aventura. A badalação está nos clubes de praia, repletos ao entardecer, nas praias do Curral e Saco da Capela e nos bares da Vila, à noite. Vale lembrar, apenas, que os preços na ilha são tão salgados quanto o mar que faz sua fama.

Ilhabela-sp-4

UM DIA PERFEITO

Faça o passeio Terra e Mar, que dura o dia todo e te leva para conhecer uma das praias mais bonitas da ilha, a de Castelhanos, com uma parada para mergulho na Praia da Fome. Aproveite a chegada no Perequê para provar as caipirinhas e os sucos naturais do Fina Fruta no Espaço Ardenthia. À noite, aposte nas criativas receitas de inspiração tailandesa do estrelado Marakuthai, com mesas na areia da praia ao lado do Yacht Club. Para fechar o dia, curta o vaivém de turistas no Bar SP, que monta mesas na calçada e serve três variedades da cerveja Baden Baden.

RECOMENDAMOS

Ilhabela-sp-3

Três dias – Faça um passeio de flexboat para conhecer a Praia Do Bonete, que divide com Castelhanos o título de mais bonita da ilha. O jantar pode ser no italiano Portinho. Do outro lado da rua, a poucos metros, está o Me Gusta Ceviche e Pisco, onde a juventude descolada toma drinques à base de pisco, em ambiente rústico com clima de paquera.

No dia seguinte, faça o Trekking até o Pico do Baepi. A subida é longa e exige certo preparo físico, mas lá do alto a vista alcança o Canal de São Sebastião e as praias de Caraguatatuba e Ubatuba.

Ilhabela-sp-5

Termine o dia com o hambúrguer de picanha do Borrachudo. Faça o Mergulho Livre na Praia das Pedras Miúdas e na Ilha das Cabras, onde você nada em meio aos peixinhos.

ONDE FICAR

A maioria das hospedagens está a poucos passos – ou a poucos minutos de caminhada – da praia. Ao sul, elas têm maior contato com a natureza; ao norte, mais proximidade com o comércio e serviços. Em 2014, a ilha ganhou duas confortáveis e elegantes novidades: o pé na areia TW Guaimbê Exclusive Suítes, no Julião, e o Kalango Boutique Hotel, colado em um bosque no bairro Cocaia.

ONDE COMER

A cena gastronômica se concentra no trecho mais movimentado da ilha, que fica entre as praias do Perequê e Santa Tereza. Nesta, você encontra o contemporâneo Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, único estrelado de Ilhabela. No extremo sul, os restaurantes All Mirante e Nova Iorqui descortinam as vistas panorâmicas mais deslumbrantes da região. Há também duas novidades: as massas e pizzas do Casa Vielas, localizado no bairro Bexiga, e as refeições econômicas do Pimenta de Cheiro, no Perequê.

VELA

Ilhabela-sp-2

A “Capital Nacional da Vela” dá oportunidade para iniciantes: a escola BL3 oferece aulas aos novatos. Depois de adquirir um pouco de traquejo, dá para se juntar a uma tripulação e até participar de uma regata da Semana Internacional de Vela.

LENDA URBANA

Nos passeios de escuna pela costa da ilha, não leve tão a sério se os guias apontarem muitas casas de celebridades no caminho. A prática é recorrente, principalmente para saciar a fom de glamour dos turistas. Preste atenção nos relatos sobre a história da ilha.

QUANDO IR

A ilha lota em janeiro e nos feriados prolongados do verão, quando o trânsito piora e há longas filas para a balsa. A Semana Internacional de Vela movimenta os arredores da Vila em julho. No resto do ano, as tarifas costumam cair pela metade.

Ilhabela-sp-6

ONDE FICA: 230 quilômetros da capital São Paulo e a 350 quilômetros do Rio de Janeiro.

COMO CHEGAR
Os ferry boats partem diariamente de São Sebastião. Para chegar à cidade partindo de São Paulo, segue-se pela rodovia Ayrton Senna, passando pela Carvalho Pinto e pela Via Dutra, depois a Tamoios e, em seguida, a Rio-Santos até São Sebastião.

INFRA-ESTRUTURA: chalés, hotéis, pousadas e campings oferecem acomodações.

INFORMAÇÕES: 0800-555-510

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Transamerica Resort Comandatuba recebe torneio de golfe

Entre 02 e 05 de maio, o Transamerica Resort Comandatuba receberá uma nova edição do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *