Home / Turismo / Brasil / Porto Alegre, palco de cultura e heterogeneidade

Porto Alegre, palco de cultura e heterogeneidade

Localizada no paralelo 30 do globo terrestre, a capital mais meridional do Brasil está a apenas 10 metros de altitude do nível do mar. Graças ao clima temperado, tem estações bem definidas, como verões quentes e invernos rigorosos.

Porto Alegre, a cidade que ficou mundialmente conhecida por levantar a voz contra o neoliberalismo e o imperialismo dos tempos atuais ao ser a sede de quatro das cinco edições do Fórum Social Mundial (FSM), tem origem em diferentes formações culturais, que traçaram a heterogeneidade étnica e social que marcam seu povo.

Talvez por isso a capital gaúcha, conhecida por ter um vasto aparato cultural, tenha sido escolhida para ser o palco da mistura de raças, crenças e ideologias que é o FSM.

Os primeiros moradores da região foram os índios. Ao sul, os guarani. Ao norte, os Tapi-mirim, e perto desta região, os Tapi-guaçú. No século XVII, o Rio Grande do Sul era grande produtor de gado. Por isso, tropeiros vinham de São Paulo em busca de riqueza.

Em suas andanças pelo Estado, utilizavam localidades para pousar, que acabaram transformando-se em povoados. Porto Alegre nasceu dessa forma e foi fundada oficialmente em 26 de março de 1772.

No processo de formação da cidade ainda atuaram colonos açorianos (1752), africanos, imigrantes italianos e alemães (1820 – 1890), entre outros. Muito deles apoderaram-se das terras indígenas.

Localizada no paralelo 30 do globo terrestre, a capital mais meridional do Brasil está a apenas 10 metros de altitude do nível do mar. Graças ao clima temperado, tem estações bem definidas, como verões quentes e invernos rigorosos.

Circundada por 40 morros, que abrangem 65%, seus 476,3 km2 estão divididos em planícies e ladeiras e uma orla fluvial de 72 km. Segundo um levantamento do IBGE do ano 2000, 1.3 milhão de pessoas vivem na cidade.

Sem belezas naturais estonteantes comuns às cidades do Nordeste, por exemplo, o forte de Porto Alegre são as riquezas culturais, como museus, teatros, centros de cultura e monumentos, e seus pontos de lazer e turismo ecológico, como o Parque Estadual de Itapuã.

PORTAIS REGIONAIS

Prefeitura de Porto Alegre
portoalegre.rs.gov.br

Theatro São Pedro
teatrosaopedro.com.br

Sobre A Redação

Portal criado em 2000 e lançado em 2006, temos o maior conteúdo sobre o Mercado de Luxo e somos o maior da América Latina, com atualização de notícias diariamente. Publicamos milhares de artigos e pontos de vista em mais de 40 categorias de luxo.

Verifique Também

Transamerica Resort Comandatuba recebe torneio de golfe

Entre 02 e 05 de maio, o Transamerica Resort Comandatuba receberá uma nova edição do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *